Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6991
Título: A Identidade docente: perspectivas e desafios
Autor(es): Silva, Maria das Graças Diniz
Palavras-chave: Identidade docente
Profissão
Aprendizagem
Data do documento: 2-Mar-2015
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) estabelece uma discussão inicial acerca da identidade docente, ou seja, como os professores se identificam e se definem diante de sua profissão e de suas vidas e carreiras. O intento é apreender como eles se caracterizam quanto as suas personalidades, suas ações, sua vida profissional e sua carreira docente. O trabalho mostra como a identidade docente é uma construção individual e ao mesmo tempo coletiva. Nesse sentido, o trabalho mostra a interação, o significado da identidade docente, pois como sabemos não é fácil definir a mesma, mas com competência e habilidade é possível identificar o quanto é importante essa descoberta. Usando os aportes teóricos de autores como: Hall (2006); Gomes (2008); Oliveira (2003); Marx (1983); Feracine (1998); Silva (2007); e Libâneo (s/d), foi possível identificar o quanto se faz necessário que cada professor perceba a sua identidade na vida profissional e pessoal. A partir da coleta de dados foi possível identificar como esses docentes se sentem em relação a suas carreiras, a suas vidas profissionais ao longo de anos dedicados a docência e aos que iniciaram, a pesquisa mostra o quanto a identidade e a procura da descoberta é importante para vida de cada um.
Descrição: SILVA, Maria das Graças Diniz. A Identidade docente: perspectivas e desafios. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6991
ISSN: CDD 371.12
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Graças Diniz Silva.pdfPDF - Maria das Graças Diniz Silva490.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.