Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/700
Título: Custo de internação para o SUS de pacientes vítimas de acidente de motocicleta com fraturas faciais no Hospital Antônio Targino
Autor(es): Luna, André Gustavo Barbosa
Palavras-chave: Custos hospitalares
Articulação temporomandibular
Fraturas
Saúde pública
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A proposta deste estudo foi estimar o custo de internação com pacientes vítimas de acidentes com motocicleta, portadores de fraturas faciais. O gênero predominante foi o masculino com 89,2% e em relação a faixa etária a maioria estava entre 21 e 30 anos. A maioria dos pacientes estavam negaram o uso de bebida alcoólica porém não usavam o capacete, 44,4%. Estima-se ainda que 2 em cada 10 portadores de fraturas faciais, no momento de acidente, estavam sem capacete e relataram ter consumido bebida alcoólica. O tipo de fratura facial prevalente foi a fratura do complexo zigomático 45,8%, em segundo lugar com 22,9% fraturas unilateral de mandíbula. Dentre os pacientes que no durante o acidente negavam uso de bebidas alcoólicas e usavam capacete, a prevalência de tipo de fratura foi do complexo zigomático 45,5%, nos casos com consumo de bebida alcoólica e sem uso do capacete a prevalência foi de fratura bilateral de mandíbula e complexo zigomático 40%. Em relação ao repasse pelo SUS a média de gasto foi de R$ 538,30. O montante gasto pelo SUS com pacientes vitimas de acidentes motociclisticos foi de R$ 44.682,40 no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2011 no Hospital Antônio Targino em Campina Grande na Paraíba. Não foi encontrado diferença de custo entre o gênero masculino e feminino.
Descrição: LUNA, A. G. B. Custo de internação para o SUS de pacientes vítimas de acidente de motocicleta com fraturas faciais no Hospital Antônio Targino. 2012. 43f. Monografia (Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/700
Aparece nas coleções:I - CTBMF - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Gustavo Barbosa Luna.pdfAndré Gustavo Barbosa Luna488.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.