Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7002
Título: As Dificuldades da prática docente e discente no EJA
Autor(es): Brandão, Silene Maria Araújo
Palavras-chave: EJA
Desafios
Modalidade de ensino
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: O trabalho refere-se à realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na E.E.E.F.M. Dom Luiz Gonzaga Fernandez, na cidade de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa aponta a formação continuada aos professores dessa modalidade de ensino como forma de enfrentar as inquietações e desafios que estão presentes diariamente nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Modalidade essa, considerada de grande importância para os sujeitos que dela participam, porém, esse nível de ensino ainda, em muitas escolas, visa à aceleração do nível de escolaridade para aqueles que por um motivo ou outro estão ‘fora’ da idade escolar. Os professores que atuam nesta modalidade de Ensino, geralmente são os mesmos do ensino regular. Uma vez que são poucos os cursos direcionados à formação específica de profissionais para trabalhar com Jovens e Adultos. Uma das tarefas do professor é trabalhar o conhecimento em sala de aula, da forma mais clara possível, para que seu aluno possa entendê-lo, questioná-lo e não apenas absorver as informações. Quando falamos da EJA, o professor precisa considerar as experiências que esses alunos já possuem, para que junto com esse conhecimento formal o transforme em um conhecimento que ele possa usar no seu dia a dia. Para o presente trabalho, os trabalhos realizados por Andrade (2008), Freire (1994) e Medrado (2011) serviram de apoio teórico e metodológico para a sua execução. Os dados foram obtidos por intermédio da aplicação de questionários na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que se encontra no bairro das Malvinas, localizada em Campina Grande. A escola oferece três modalidades de Ensino: Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio, divididos em cinco turmas.
Descrição: BRANDÃO, Silene Maria Araújo. As Dificuldades da prática docente e discente no EJA. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7002
ISSN: CDD 374
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silene Maria Araújo Brandão.pdfPDF - Silene Maria Araújo Brandão621.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.