Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcante, Ednalva de Farias Lima | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T17:33:50Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T17:33:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7004 | - |
dc.description | CAVALCANTE, Ednalva de Farias Lima. Dificuldades em leitura dos alunos da EJA da Escola Estadual Severino Barbosa Camelo. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, vimos assistindo a um desenvolvimento dos estudos sobre leitura que aponta para o embate de concepções sobre o que é ler e sobre suas implicações para o ensino de leitura hoje, mais especificamente para o significado que se pode atribuir em relação às formas de aprendizagem frente a uma sociedade letrada. Trata-se do confronto entre teorias que visam explicitar o processo de leitura segundo diferentes focos de análise, que privilegiam desde o sistema linguístico (teorias de base psicolinguística), a relação leitor/autor do texto (teorias de caráter interaciona), até o aspecto sócio-político (ou culturalista) da linguagem, que inscreve a leitura e a escrita como práticas sociais com funções e usos determinados na sociedade. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo verificar as dificuldades em leitura que os aluno da Educação de Jovens e Adultos enfrentam. Para tanto, fizemos uma pesquisa com 20 alunos de uma escola pública na cidade de Boqueirão –PB, através de um questionário com 7 perguntas, 04 objetivas e 03 subjetivas. Para fundamentar teoricamente nosso trabalho, recorremos aos estudos de Di Pierre (2000), Demo (2009), Xavier; Nascimento(2011), Menegassi (20050, entre outros.A análise dos dados nos mostrou que os alunos da EJA têm pouca prática em leitura na escola e, por extensão, fora dela, por uma série de motivos apontados pelos sujeitos da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléa Gurjão Carneiro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de leitura | pt_BR |
dc.title | Dificuldades em leitura dos alunos da EJA da Escola Estadual Severino Barbosa Camelo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ednalva de Farias Lima Cavalcante.pdf | PDF - Ednalva de Farias Lima Cavalcante | 423.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.