Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7006
Título: Conceitos de energia em livros didáticos de Física
Autor(es): Basílio, Josenildo Soares
Palavras-chave: Energia
Livros didáticos
Concepções alternativas
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: Desde muito tempo indagamo-nos quanto à superficialidade com que alguns livros e, em particular, alguns professores de física da educação básica tratam os temas que envolvem o conteúdo de energia. Entretanto, não se pode negar a dificuldade em se estabelecer um conceito aceitável para energia, haja vista a sua natureza abstrata. Para refletir sobre essa questão, este trabalho tem por objetivo analisar conceitos de energia em livros de Física do 1º ano do Ensino Médio, adotados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, localizada na cidade de Belém – PB. A metodologia empregada é de natureza qualitativa, mediante pesquisa documental, recorrendo a estudiosos como Villatorre, Higa e Tychanowicz (2009), Barbosa e Borges (2006), Nicioli Júnior e Mattos (2005), Matthews (1995), Bucussi (2006), entre outros, para fundamentar a análise. Conclui-se que os conceitos de energia trazidos nos livros didáticos de Físicas são descontextualizados, a-históricos e degradam o saber Sábio (conhecimento científico), necessitando da história da ciência (HC) como base aos processos de ensino e aprendizagem em Física, principalmente no tocante aos conceitos de energia.
Descrição: BASÍLIO, Josenildo Soares. Conceitos de energia em livros didáticos de Física. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7006
ISSN: CDD 372.86
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenilson Soares Basílio.pdfPDF - Josenilson Soares Basílio2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.