Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7010
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Mara Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T18:02:20Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T18:02:20Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 398.5 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7010 | - |
dc.description | SOUSA, Maria Ribeiro. O Cordel na sala de aula: a ressignificação do ensino de língua portuguesa. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende mostrar a relevância da Literatura de Cordel enquanto leitura carregada de sentidos, de dizeres, de histórias e de cultura, para o ensino de Língua Portuguesa no 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gregório de Lacerda situada no sertão nordestino, em São José da Lagoa Tapada – PB, como também socializar uma experiência com o gênero Cordel. Desse modo, faz-se necessário destacar autores que percebem a riqueza desta literatura, tida como popular, uma vez que esse gênero poético apresenta uma das variantes linguísticas que se presentifica no discurso do homem camponês e, por isso, encontra-se praticamente ausente do espaço das salas de aula. Apesar de a leitura ser o meio mais importante para aquisição de saberes, um instrumento básico para todo o sistema educativo, a atividade pedagógica não pode se limitar a ensinar a ler. É necessário que entendamos o contexto no qual nossos alunos estão inseridos para que possamos auxiliá-los em relação a uma leitura que transcenda o superficial, numa perspectiva histórico-crítica, contextualizada. Nesse sentido, o trabalho com a poesia de Cordel, um dos elementos mais fortes da cultura nordestina, ganha especial atenção, visto que esse gênero poético proporciona observações e discussões acerca da exterioridade da língua(gem) e seus contextos de produção, bem como despertará o senso crítico no aluno e sua sensibilidade de “ler pelo prazer de ler”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria do Socorro Bezerra Duarte | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Cordel | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Atividade pedagógica | pt_BR |
dc.title | O Cordel na sala de aula: a ressignificação do ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Ribeiro de Sousa.pdf | PDF - Maria Ribeiro de Sousa | 3.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.