Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Maria do Socorro Ferrreira | - |
dc.date.accessioned | 2015-03-05T18:05:29Z | - |
dc.date.available | 2015-03-05T18:05:29Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-05 | - |
dc.identifier.issn | CDD 370.117 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7012 | - |
dc.description | BEZERRA, Maria do Socorro Ferreira. Diversidade sociocultural e inclusão na sala de aula. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o estudo da diversidade sociocultural em uma escola da rede pública do Município de Monteiro-PB. Possui como objetivo principal analisar o ambiente escolar a partir da problemática da inclusão e da diversidade sociocultural no ensino básico do Município de Monteiro-PB. O estudo classifica-se como um estudo de caso, através de uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa de campo, com uma turma de 18 alunos (meninos e meninas) do 3°ano C, durante período de 5 meses. Os resultados mostram a deficiência comportamental que a escola possui com relação à diversidade sociocultural do alunado, ou seja, o déficit quanto à educação voltada para a diversidade. Para tanto, baseamo-nos em alguns estudiosos e leis como: O Estatuto da Criança e o Adolescente (2011), Cynthia Duk (2006), Jean Piaget (2007), J. A. M. Silva e M. R. L. Brandim em Multiculturalismo (2008), A. L. (1999), W. B. Ferreira e R. C. B. Martins (2007), entre outros. Assim percebemos que o tema da diversidade é tratado entre esses alunos de forma preconceituosa. Também se observou que a educação inclusiva está em continuo processo de mudanças e que a formação continuada do docente torna-se imprescindível para responder a diversidade de estilos e ritmos de aprendizagem de seus estudantes. Por fim, podemos afirmar que cada um é diferente no seu modo de pensar, expressar, agir e sentir. E em face desta situação, foi possível perceber que os alunos sempre apresentam diferentes atitudes e limitações: preconceitos como alunos negros ou com deficiência física, formas peculiares de aprender, preferências por determinadas situações de aprendizagem, utilizam materiais escolares com diferentes rendimentos, aprendem mais facilmente se o professor dirigir-se a eles de uma ou de outra maneira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Adeilson da Silva Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação multicultural | pt_BR |
dc.subject | Escola - diversidade | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula - inclusão | pt_BR |
dc.subject | Integração escolar | pt_BR |
dc.title | Diversidade sociocultural e inclusão na sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Socorro Ferreira Bezerra.pdf | PDF - Maria do Socorro Ferreira Bezerra | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.