Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7014
Título: A atuação do psicólogo em abrigos de acolhimento institucional
Autor(es): Carvalho, Pammella Lyenne Barbosa de
Palavras-chave: Acolhimento institucional
Criança
Atuação do psicólogo
Data do documento: 6-Mar-2015
Resumo: O número de crianças abandonadas e violentadas é um problema para o Estado desde o século XVII. Com o estabelecimento dos direitos da criança em 1990 após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente a função da família e do Estado no cuidado às crianças é repensada. O acolhimento institucional passa por mudanças significativas, tornando-se uma medida provisória e excepcional, tendo como finalidade a proteção de crianças e adolescentes quando estes sofrem violações de seus direitos e ocorre o rompimento de vínculos familiares. O psicólogo, integrante da equipe técnica dos abrigos institucionais, deve atender a demanda das crianças e de suas respectivas famílias, além de atuar junto aos cuidadores e educadores da instituição. Este estudo, através da revisão bibliográfica, tem o objetivo de analisar as publicações que fazem referência à atuação do psicólogo enquanto integrante da equipe técnica dos abrigos institucionais, relacionando essa prática com as Orientações Técnicas para os Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Percebe-se que os atendimentos individuais e em grupo, assim como capacitações e treinamentos para os cuidadores, estão presentes na prática dos psicólogos; outros modos de atuação, entretanto, como acompanhamento as famílias, elaboração do Plano Individual de Atendimento, encaminhamento de crianças e famílias a outros serviços da rede, participação nos processos jurídicos, elaboração de prontuários e relatórios, são timidamente desenvolvidos, talvez por constituírem modos de atuação recentes ao tradicional papel do psicólogo. É imprescindível que o psicólogo esteja constantemente refletindo sobre sua prática e reinventando modos de atuação diante das novas demandas.
Descrição: CARVALHO, P. L. B. de. A atuação do psicólogo em abrigos de acolhimento institucional. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7014
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pammella Lyenne Barbosa de Carvalho.pdfPammella Lyenne Barbosa de Carvalho594.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.