Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7034
Título: Análise da Gestão do conhecimento: estudo de caso da companhia de águas e esgotos do Rio Grande do Norte-CAERN
Autor(es): Rocha, Janaina de Andrade
Palavras-chave: Gestão de conhecimento
Estratégia
Mudança
Serviços
Data do documento: 9-Mar-2015
Resumo: A gestão do conhecimento nas organizações vem mudando ao longo das últimas décadas, assumindo papel vital nos rumos da economia mundial. No presente trabalho podemos apreciar uma pesquisa descritiva, baseada em estudo de caso de uma empresa que tem como principal ramo de negócio a distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgotos, no estado do Rio Grande do Norte. A CAERN tem como objetivo contribuir com a qualidade de vida de seus usuários, pois investindo nos setores de saneamento básico, favorece os fatores socioeconômicos e ambientais. O estudo teve como objetivo geral analisar como se configura a estratégia de gestão do conhecimento na organização sob a perspectiva de seus funcionários. Especificamente, pretendeu-se descrever a população pesquisada e analisar a estratégia de gestão do conhecimento da CAERN, segundo modelo de Oliveira, M. (2004), sob a percepção dos funcionários. Para a realização deste trabalho, replicou-se o modelo de teste proposto por Oliveira, M. (2004), composto por 09 indicadores sobre gestão do conhecimento: (1) Transferência de conhecimento de uma pessoa para outra; (2) Treinamentos aplicados na empresa; (3) Fontes externas de conhecimento utilizadas pela empresa; (4) Tipos de soluções (produtos e serviços) fornecidas aos clientes pela empresa; (5) Armazenagem do conhecimento da empresa; (6) Sistemas de identificação do conhecimento na empresa; (7) Tipos de reuniões realizadas na empresa; (8) Sistema de remuneração da empresa para incentivar a troca de conhecimento e (9) Transmissão de conhecimento adquirido em cursos e seminários externos a outras pessoas da empresa. Os principais resultados apontaram para a predominância da utilização da estratégia de conhecimento chamada “personificação” na empresa, ainda que, em geral, os resultados mostrem que o percentual quanto à estratégia da “codificação” também seja razoável. Para os gestores da organização, este estudo contribui para uma reflexão à discussão quanto ao tema gestão do conhecimento e seu foco estratégico.
Descrição: ROCHA, J. A. . 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7034
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaina de Andrade Rocha.pdf413.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.