Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/704
Título: Dinâmica do processo produtivo coureiro e reflexos nos recursos hídricos - distrito da Ribeira, Cabaceiras/PB
Autor(es): Araújo, Taciana Gomes de
Palavras-chave: Recursos Hídricos
Resíduos
Curtumes Artesanais
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Irregularidade na distribuição espacial das chuvas, baixos volumes precipitados e acumulados em determinadas estruturas geológicas, carência de gerenciamento dos recursos hídricos, tem sido fatores que caracterizam a região Semiárida do nordeste brasileiro. A qualidade dos recursos hídricos está decrescendo constantemente. Isso requer um cuidado maior no que concerne a preservação da qualidade desses recursos. Elevados volumes de águas residuárias e concentração de poluentes tem sido produzido pelas indústrias de curtume que precisa desenvolver meios para respeitar essas obrigações. Ferramentas para conter essa degradação estão sendo criadas pelos órgãos responsáveis pela manutenção e controle de sua qualidade. Leis foram criadas registrando os despejos de efluentes nos corpos receptores obrigando os geradores a tratar esses dejetos de forma adequada. Uma das maneiras de apaziguar esse problema seria a utilização de sistemas de tratamento de efluentes que seja eficiente e viável. Dentro dessa dinâmica este trabalho tem como objetivo abordar questões referentes à dinâmica do processo produtivo em relação ao beneficiamento do couro, bem como, os principais reflexos sociais e ambientais ocasionados na ambiência hídrica de parte do Rio Taperoá,(curso médio) que corta o distrito da Ribeira em Cabaceiras-PB. Através desse estudo, forão identificadas, ainda, as formas de organização da produção do artesanato em couro explicando as relações sócio-produtivas relacionadas ao seu curtimento. A metodologia usada foi estabelecida a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema pertinente. Pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa do ambiente foi utilizada afim de que através desta, pudesse ser explicada dialeticamente a interdependência de uma realidade vivida, onde a viabilidade econômica do município que gera melhor qualidade de vida financeiramente para a comunidade, gera, ao mesmo tempo, impactos que tendem a prejudicar a qualidade hídrica local.
Descrição: ARAÚJO, T. G. de. Dinâmica do processo produtivo coureiro e reflexos nos recursos hídricos - distrito da Ribeira, Cabaceiras/PB. 2011. 64f. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/704
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taciana Gomes de Araújo 1.pdfTaciana Gomes de Araújo Parte 13.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Taciana Gomes de Araújo 2.pdfTaciana Gomes de Araújo Parte 22.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Taciana Gomes de Araújo 3.pdfTaciana Gomes de Araújo Parte 31.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Taciana Gomes de Araújo 4.pdfTaciana Gomes de Araújo Parte 41.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.