Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7075
Título: Avaliação da integralidade na atenção primária à saúde em Campina Grande - PB
Autor(es): Soares, Adriana Raquel Araújo Pereira
Palavras-chave: Avaliação em saúde
Atenção primária à saúde
Saúde da família
Data do documento: 17-Abr-2015
Resumo: Trata-se estudo avaliativo de caráter transversal, realizado com usuários da Estratégia Saúde da Família, no período compreendido entre abril a junho de 2013. O objetivo foi avaliar o atributo essencial Integralidade da Atenção Primária à Saúde em Campina Grande – Paraíba. Foram selecionadas aleatoriamente por meio de sorteio 12 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), sendo duas por cada Distrito Sanitário, onde foram entrevistados 348 usuários com idade entre 20 e 59 de anos que não possuíam plano de saúde suplementar. Utilizou-se o Primary Care Assessment Tool (PCATool - Brasil) versão Adulto contendo 87 itens divididos em 10 componentes e sete atributos, destes, avaliamos: Integralidade – Serviços Disponíveis (G), constituído por 22 itens; e Integralidade – Serviços Prestados (H), constituída por 13 itens. No processamento e análise dos dados utilizou-se o Statistical Package for Social Sciences (SPSS Inc, Chicago, Estados Unidos, versão livre) para armazenamento do conteúdo obtido das respostas e teve como instrumento de validação a Escala de Likert, com cinco valores. Os escores relacionados aos componentes foram: Integralidade – Serviços Disponíveis (2.51), e Integralidade – Serviços Prestados (1.99). Percebem-se limitações referentes à: estrutura física das UBSF; disponibilidade/prestação de serviços; e relação equipe de saúde da família/comunidade, sendo, necessárias ações de planejamento e programação da gestão municipal de saúde para garantir a integralidade dos tipos de atendimento da rede de serviços do Sistema Único de Saúde. Contudo, o uso de métodos e instrumentos de avaliação em saúde tornam-se imprescindíveis para resolutividade dos problemas relacionados à estrutura, processos e resultados dos serviços de saúde.
Descrição: SOARES, A. R. A. P. Avaliação da integralidade na atenção primária à saúde em Campina Grande - PB. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7075
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Raquel Araújo Pereira Soares.pdfAdriana Raquel Araújo Pereira Soares468.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.