Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7078
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ó, Bruno Henrique Siqueira do | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-17T17:47:55Z | - |
dc.date.available | 2015-04-17T17:47:55Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 530 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7078 | - |
dc.description | Ó, B. H. S. do. Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador computacional. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O uso de simulações computacionais se torna uma importante ferramenta de ensino, que possibilita diversas situações pedagógicas de obtenção de conhecimento prévios bem como a inserção de novos conceitos. A PhET - Interactive Simulations da Universidade do Colorado, oferece gratuitamente simulações de fenômenos físicos, que abordam os conceitos a partir de situações de fácil compreensão e que se aproxima do dia a dia dos alunos. Em nosso trabalho usamos o simulador de Forças e Movimentos que proporciona uma noção básica das equações da mecânica de Newton com o movimento. Assim, nosso objetivo é descrever um relato de uma intervenção didática com uso de um simulador computacional para mediar a compreensão das leis de Newton. A experiência ocorreu numa turma de 1º ano do ensino médio na escola de ensino fundamental e médio, localizada na cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE. Para realizar essa investigação optamos pela utilização da abordagem metodológica de natureza qualitativa. Optamos em realizar um estudo de caso. A nossa intenção em realizar o estudo de caso foi verificar como uma simulação computacional influencia no ensino de Física de um determinado conteúdo, aplicada em uma turma 1º ano do ensino médio. O conhecimento construído com uso do simulador proporcionou aos alunos uma melhor visão da Física em relação ao cotidiano. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Morgana Lígia Farias Freire | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leis de Newton | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Simulador computacional | pt_BR |
dc.title | Ensino das Leis de Newton a partir de um simulador computacional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Bruno Henrique Siqueira do Ó.pdf | Bruno Henrique Siqueira do Ó | 1.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.