Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/708
Título: Uma análise do atendimento do CAPS-I de Pocinhos (PB) aos usuários com deficiência inseridos neste centro junto aos usuários com transtorno mental
Autor(es): Silva, Jucielma Marques da
Palavras-chave: Transtorno mental
Saúde mental
Centro de Atenção Psicossocial - CAPS
Pessoas com necessidades especiais
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O presente trabalho foi motivado pela necessidade de se obter dados sobre os desafios de se trabalhar com portadores de deficiências inseridos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como recurso para auxiliar o trabalho e a prática do desenvolvimento do tratamento desses pacientes, uma vez que os mesmos não são usuários de tal serviço de saúde. Partindo desse pressuposto, esta monografia foi realizada tendo como base metodológica observações cotidianas no CAPS I de Pocinhos – PB, também se utilizando de uma coleta de dados englobando um formulário para a coleta de dados secundários para a caracterização dos sujeitos da pesquisa, bem como um roteiro de entrevista com perguntas abertas visando uma avaliação do atendimento deste Centro a usuários com deficiência. Responderam ao questionário 11 profissionais do referido CAPS –I. Os dados foram agrupados e analisados, constatando, em linhas gerais, que os profissionais do serviço, ora estudado, estão insatisfeitos e, ao mesmo tempo, despreparados para receberem essa nova demanda dentro do CAPS-I, uma vez que reclamam da falta de capacitação para se trabalhar com esses usuários. Os mesmos também reclamaram da falta de estrutura física, do número insuficiente de profissionais, assim como relataram que estão temendo a falta de segurança desses usuários com deficiência, que podem ser vítimas dos pacientes com transtornos mentais em seus momentos de surtos.
Descrição: SILVA, J. M. da. Uma análise do atendimento do CAPS-I de Pocinhos (PB) aos usuários com deficiência inseridos neste centro junto aos usuários com transtorno mental. 2011. 50f. Monografia (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/708
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jucielma Marques da Silva.pdfJucielma Marques da Silva405.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.