Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7082
Título: Diagnóstico e recuperação da barragem Argemiro de Figueiredo (Acauã), Itatuba, PB
Autor(es): Barbosa, Daywison José Teles
Palavras-chave: Qualidade da água
Inspeção de segurança
Infraestrutura física
Data do documento: 20-Abr-2015
Resumo: A construção de uma barragem tem como principal finalidade aumento da disponibilidade de água em uma determinada região. Porém, a falta de manutenção pode fazer com que as estruturas se tornem um risco para as pessoas. O presente trabalho objetiva diagnosticar as avarias presentes na barragem Argemiro de Figueiredo (Acauã), e apresentar as medidas de recuperação estrutural, elétrica e estética da barragem. A Barragem de Acauã foi construída em 2002 e localiza-se no município de Itatuba, PB, tendo capacidade de acumulação máxima de 253 milhões de metros cúbicos. O método utilizado para realizar o diagnóstico das avarias foi o da inspeção visual e registro fotográfico, juntamente com o embasamento teórico. As avarias mais severas foram encontradas nos componentes metálicos, corrimões e postes. O avançado grau de corrosão comprometeu as estruturas metálicas que tiveram de ser substituídas. Nas muretas de proteção, as avarias eram pequenas exposições das ferragens próximas à descarga de fundo e rebentamentos que embora de pequenas extensões, apresentaram-se em grandes quantidades distribuídas ao longo das muretas. Nestes danos, realizou-se aplicação de argamassa para cobertura das ferragens e demais avarias. A falta de manutenção causou o comprometimento da estética da barragem. A areia acumulada, e a vegetação na crista da barragem foram removidas. Realizou-se ainda a pintura das paredes com o selador e a colocação de novos corrimões, que iniciaram renovação estética da construção. A água reservada apresentou sinais de eutrofização, em decorrência de os rios afluentes ao reservatório serem receptores de efluentes não tratados. As matas ciliares do reservatório apresentam-se protegidas, embora haja fragmentos de solo exposto, em decorrência da ocupação de comunidades próximas as margens do açude. As avarias encontradas foram as mais comuns referentes às estruturas das barragens. A ação das intempéries, possivelmente em conjunto com a água liberada no dispositivo de descarga, foram as causadoras de tais avarias. Em sua maioria, requeriam um processo simples de correção, que está restaurando os padrões ideais de segurança e funcionamento. Assegurando também, que o armazenamento de água não seja comprometido. Atualmente, a barragem continua em processo de recuperação da casa de máquinas, rede elétrica e descarga de fundo.
Descrição: BARBOSA, D. J. T. Diagnóstico e recuperação da Barragem Argemiro de Figueiredo (Acauã), Itatuba, PB. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7082
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daywison José Teles Barbosa.pdfDaywison José Teles Barbosa2.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.