Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7088
Título: Caracterização físico-química e microbiológica do esgoto da UEPB com proposta de tratamento para fins de reuso
Autor(es): Sousa, Matheus Urtiga
Palavras-chave: Tratamento de esgoto
Água potável
Tratamento biológico
Reuso
Data do documento: 20-Abr-2015
Resumo: Nos últimos anos, a preocupação com as questões ambientais vem sendo muito discutida, onde grande parte dessa problemática é resultante do descarte indevido do esgoto doméstico no meio ambiente, portanto o presente estudo objetivou realizar a caracterização físico-química e microbiológica do esgoto descartado a céu aberto, no bloco do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Campina Grande – PB. Para tanto foram desenvolvidas análises físico-químicas, tais como pH, Fósforo Total, DBO, DQO, Nitratos, Nitritos, Nitrogênio Amoniacal, Orto-Fosfatos e Alcalinidade, bem como análise microbiológica (coliformes). Observou-se que o efluente na unidade em questão não recebe tratamento para seu descarte, sendo identificadas características físico-químicas e microbiológicas de esgoto in natura. Faz-se necessário desta forma, investimentos em análises periódicas e tratamentos visando-se reduzir os riscos ao meio ambiente e a saúde pública. Após os resultados das análises, foi proposto um processo de tratamento biológico do esgoto afluente, do tipo, lagoa facultativa primária seguida de duas lagoas de maturação, onde a eficiência do tratamento nos parâmetros analisados se enquadra aos padrões estabelecidos pelo CONAMA 430/2011, na qual o efluente em questão poderia ser reutilizado na própria Universidade para fins menos nobres, destinando a água potável da UEPB, para atividades que requerem uma qualidade melhor.
Descrição: SOUSA, M. U. Caracterização físico-química e microbiológica do esgoto da UEPB com proposta de tratamento para fins de reuso. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7088
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Urtiga Sousa.pdfMatheus Urtiga Sousa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.