Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7090
Título: Análise da resistência flexural, térmica e de grupos funcionais em uma resina acrílica odontológica a base de poli (metil metacrilato) (PMMA)
Autor(es): Nunes, Silvio da Silva
Palavras-chave: Polimetilmetacrilato (PMMA)
Resina acrílica
Ciclos de polimerização
Materiais odontológicos
Data do documento: 20-Abr-2015
Resumo: O polímero, por sua versatilidade, vem sendo amplamente utilizados pelo homem há séculos. No início do século passado o Poli (metil metacrilato) foi utilizado pela primeira vez em próteses odontológicas na forma de resina acrílica. Na odontologia, o uso dos polímeros a base de resina acrílica é aplicado na confecção de aparelhos protéticos, confecção de dentes artificiais, aparelhos ortopédicos maxilares, facetas, coroas e pontes, obturação de fendas palatinas, implantes e obturações endodônticas. Em 1940 a American Dental Association (ADA) determinou algumas especificações para as resinas acrílicas quanto à metodologia de manuseio, inspeção e testes, critérios de armazenamento, critérios quanto às suas propriedades e outras generalidades. A ISO 1567 determina que o valor mínimo de resistência flexural para esse tipo de resina é de 65 PMa. Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar uma resina acrílica termicamente ativada polimerizada pelos processos de micro-ondas e convencional, observando as condições de polimerização indicadas pelo fabricante a fim de observar qual o método para ser usado na confecção de próteses dentárias. Para isso foram confeccionados doze corpos de prova com dois tipos diferentes de resina (micro-ondas e convencional) e divididos em quatro grupos. Os espécimes de cada grupo tiveram ciclos de plolimerização diferentes e posteriormente foram feitos testes de flexão de três pontos, análise dos grupos funcionais e análise térmica em todos os espécimes. Foi observado que não houve diferença significativa quanto à resistência à flexão, quanto ao FTIR e quanto à degradação térmica nos quatro ciclos de polimerização realizados neste.
Descrição: NUNES, S. da S. Análise da resistência flexural, térmica e de grupos funcionais em uma resina acrílica odontológica a base de poli (metil metacrilato) (PMMA). 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7090
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvio da Silva Nunes.pdfSilvio da Silva Nunes2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.