Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7091
Título: Prevalência de sobrepeso e obesidade infantil em estudantes de classes socioeconômicas A e B de escolas privadas de Campina Grande - PB
Autor(es): Conceição, Tatiana Shirley Felix da
Palavras-chave: Sobrepeso
Obesidade
Saúde da criança
Nutrição
Data do documento: 20-Abr-2015
Resumo: O presente estudo teve como objetivo descrever a prevalência de sobrepeso e obesidade em escolares do 4° e 5° anos do ensino fundamental, de classes socioeconômicas A e B, de escolas privadas de Campina Grande-PB. Caracterizou-se como uma pesquisa transversal, do tipo descritivo de natureza quantitativa. A população foi constituída pela totalidade dos estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental, de três escolas privadas da cidade de Campina Grande PB, meninos e meninas, com faixa etária de 8 a 11 anos, dos turnos manhã e tarde, totalizando 466 alunos. A amostra foi composta por 181 estudantes, 85 meninos e 96 meninas. Os valores do IMC, foram determinados pelo cálculo do Altura 2 , com a utilização dos pontos de corte segundo Conde e Monteiro, (2006). Nos resultados da classificação do IMC do total de 181 estudantes, a maioria (55,8%) está dentro dos padrões de normalidade, seguido pelo grupo classificado como baixo peso com 39,8%. Na comparação entre meninos e meninas, a maioria foi classificada na categoria de peso ideal com frequências bastante semelhantes, seguido pela categoria de baixo peso com as meninas apresentando valores estatisticamente mais elevados do que os meninos, sem valores significativos. Pode-se concluir que neste estudo a prevalência de sobrepeso e obesidade encontrada foi baixa quando comparado a outros estudos realizados, sendo 4,4% no total, 5,9% para o grupo dos meninos e 3,1% para o das meninas, indicando que outros estudos devem realizados para melhor elucidar os valores encontrados.
Descrição: CONCEIÇÃO, T. S. F. da. Prevalência de sobrepeso e obesidade infantil em estudantes de classes socioeconômicas A e B de escolas privadas de Campina Grande - PB. 2015. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7091
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Shirley Felix da Conceição.pdfTatiana Shirley Felix da Conceição530.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.