Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lidyane Gomes Mendonça da-
dc.date.accessioned2015-04-20T20:48:15Z-
dc.date.available2015-04-20T20:48:15Z-
dc.date.issued2015-04-20-
dc.identifier.otherCDD 372 .357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7092-
dc.descriptionSILVA, L. G. M. da. A poluição no espaço escolar: Uma proposta de conscientização ambiental para alunos do Ensino Fundamental. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractSegundo a Lei 9.795/99, a Educação Ambiental é compreendida como um processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente em busca da sustentabilidade. O surgimento e desenvolvimento da Educação Ambiental como método deensino está diretamente relacionado ao movimento ambientalista fruto da conscientização frente aos problemas ambientais surgindo à necessidade de se educar no sentido de preservar o meio ambiente. Logo ela deve está presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal, cabendo às instituições educativas promover a educaçãoambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem. Neste sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar uma proposta didática de ensino para a conscientização no espaço escolar frente ao combate contra a poluição sonora, visual e do solo com alunos do 6° e 7° anos de uma escola pública do Município de Montadas-PB. Trata-se de uma pesquisa ação de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários para o levantamento das concepções prévias dos estudantes frente à temática apresentada, como também para a avaliação da proposta de ensino. Os resultados para as questões de múltipla escolha foram representados em gráficos no Excel. Para as questões abertas utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam que a escola pouco trabalha questões referentes a poluição e preservação no espaço escolar, no entanto, foi possível perceber que após a intervenção da proposta, os alunos se conscientizaram frente aos problemas causados pelos tipos de poluição, avaliando a sequência didática como uma ferramenta potencializadora para gerar uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectPoluição ambientalpt_BR
dc.titleA poluição no espaço escolar: Uma proposta de conscientização ambiental para alunos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidyane Gomes Mendonça da Silva.pdfLidyane Gomes Mendonça da Silva1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.