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Título: Representações sociais de família e sua influência na prática de profissionais que atuam na RDE de apoio a crianças e adolescentes institucionalizadas
Autor(es): Belfort, Pollyanna Brandão
Palavras-chave: Família
Representação social
Assistência social
Data do documento: 20-Abr-2015
Resumo: O objetivo do presente estudo foi identificar as representações sociais sobre família entre profissionais que integram a rede de apoio e assistência a crianças e adolescentes institucionalizadas e suas famílias. Participaram da pesquisa cinco sujeitos, membros de uma equipe multiprofissional, que trabalham dentro do campo da adoção e medida protetiva, em uma cidade do interior da Paraíba, sendo estes: juíza, promotor, assistente social, psicóloga e uma cuidadora e coordenadora do abrigo. Para a coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada, realizada de forma individual. Os dados foram analisados a partir da proposta da análise de conteúdo temático-categorial, permitindo a construção de seis categorias. As análises revelaram a existência de duas representações de família: uma família caracterizada por conflitos e responsabilizada pelos problemas das crianças e adolescentes; e uma família harmônica, sem conflitos e problemas, ancorada no modelo nuclear burguês. Constatou-se que essas representações sociais guiam as ações dos profissionais que, por sua vez, baseiam-se na ideia de reestruturação familiar, conciliação e harmonização das famílias, desconsiderando a diversidade de arranjos familiares, estruturas e demandas dessas famílias. Alerta-se para a necessidade urgente de se refletir sobre os sentidos atribuídos a essas famílias, para que novas práticas surjam e colaborem para a efetivação das políticas públicas de assistência às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Descrição: BELFORT, P. B. Representações sociais de família e sua influência na prática de profissionais que atuam na RDE de apoio a crianças e adolescentes institucionalizadas. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7095
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