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dc.contributor.authorCosta, Thayse Borges-
dc.date.accessioned2015-04-24T14:13:40Z-
dc.date.available2015-04-24T14:13:40Z-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.otherCDD 372. 86-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7097-
dc.descriptionCOSTA, T. B. O PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiência. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi descrever aspectos relacionados à contribuição do PIBID na formação de graduandos de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, considerando a visão crítica dos bolsistas do PIBID de Educação Física. Os processos educacionais tornam-se cada vez mais propícios a debates, principalmente, quando voltamos nossa atenção para o déficit que o mesmo apresenta. Os motivos deste déficit são abrangentes, porém, existe um consenso no reconhecimento da necessidade de uma melhor qualificação no processo de formação dos futuros docentes, já que estes são responsáveis por contribuir para formação de indivíduos críticos formando-os para sua inserção digna na sociedade. Visando melhoras neste aspecto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a partir da sua participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID, busca inserir graduandos de cursos de licenciaturas em escolas públicas proporcionando aos mesmos a vivência com o cotidiano escolar ainda enquanto discente (BRASIL, 2012). Este estudo foi desenvolvido a partir de dados disponibilizados em questionário destinado aos graduandos e bolsistas do programa, as respostas foram analisadas e discutidas, a partir de categorias de análises com foco na contribuição do PIBID na formação de licenciandos de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. As respostas em sua totalidade apontam para uma contribuição positiva do programa no que se refere aos avanços individuais, estabelecida dentre outros fatores pela interação ainda no período da graduação com o cotidiano escolar, possibilitando o contato com a realidade enquanto agente observador e possível transformador, a partir da práxis. Enfatizamos a relevância do PIBID enquanto elemento instigante à prática docente, priorizando o desenvolvimento omnilateral, reconhecendo que só é possível alcançá-lo priorizando ações fundamentadas e sistematizadas adequadamente, aspectos estes desenvolvidos paulatinamente de formas subjetivas nos bolsistas do programa, por meio de diferentes experiências.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Goretti da Cunha Lisboapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleO PIBID e o processo de formação inicial de professores: Um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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