Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7098
Título: A atuação do psicólogo na saúde pública: Uma revisão de literatura
Autor(es): Medeiros, Estela Garcia da Silva
Palavras-chave: Atuação do psicólogo
Saúde pública
Conselho Federal de Psicologia
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: Tendo em vista que o debate em torno da necessidade de transformação das práticas psicológicas já vem sendo tecido há algumas décadas e considerando também o crescente número de psicólogos que são contratados para atuarem no campo da saúde pública, esta revisão da literatura teve como objetivo analisar a inserção e atuação dos psicólogos na saúde pública, destacando as prioridades que o Conselho Federal de Psicologia propõe para a atuação profissional e analisar se essa atuação condiz com as normas deste Conselho. Para tal, o método usado é um delineamento descritivodiscursivo, tendo em vista a revisão da literatura do tipo narrativa, abrangendo a bibliografia de livros, revistas e artigos científicos no idioma português. A partir da literatura analisada, foi observado que os pesquisadores em geral destacam aspectos que também vêm sendo pontuados pelo CFP, como a entrada do Psicólogo no Sistema Público, os limites de atuação, as conquistas e as mudanças que são sugeridas como forma de ampliar as atividades da Psicologia na saúde. Observou-se que ainda são fundamentais estudos e pesquisas que possam aprimorar as atividades que já vem sendo desenvolvidas, identificar as práticas que estão sendo exercidas nos diferentes níveis de atenção e observar se a prática está sendo condizente com as propostas do CFP. Esperase que esta revisão possa contribuir para fortalecer o campo de atuação, para esclarecer a prática do psicólogo e para reforçar a implantação do tema nas grades curriculares das universidades.
Descrição: MEDEIROS, E. G. da S. A atuação do psicólogo na saúde pública: Uma revisão de literatura. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7098
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estela Garcia da Silva Medeiros.pdfEstela Garcia da Silva Medeiros636.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.