Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7099
Título: Dieta de Lutjanus analis (Cuvier, 1828), Lutjanus jocu (Bloch & Schneider, 1801) (PERCIFORMES: LUTJANIDAE) em um estuário hipersalino – RN-Brasil
Autor(es): Duarte, Maria Rita Nascimento
Palavras-chave: Ecologia trófica
Perciformes
Partição trófica
Ecomorfologia
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: O presente estudo objetivou analisar a dieta de Lutjanus analis e Lutjanus jocu sob a ótica da variação espacial, temporal e ontogenética, e relacionar a amplitude bucal dessas espécies com a sua dieta em um estuário hipersalino (Rio Tubarão-RN). As amostragens foram realizadas de Março a Novembro de 2012, onde foram analisados um total de 440 estômagos de L. analis e 52 de L. jocu. A dieta foi avaliada através dos métodos de freqüência de ocorrência, numérica e volumétrica, e após, calculou-se o Índice de Importância Relativa (IIR). A estratégia trófica foi analisada com base no diagrama de Amundsen e para o estudo da área bucal (ARB) foi verificada pela seguinte equação: ARB= (LB * AB * 3,14*0,25). Os dados numéricos dos itens alimentares foram utilizados para calcular o índice de diversidade de Shannon-Wiener, que serviu como base para determinar a amplitude de nicho das espécies. Para os estudos os exemplares foram divididos em três classes de tamanhos. Resultados acerca da ecologia trófica, estratégia trófica, amplitude bucal e amplitude de nicho foi observado mostrando que a espécies L.analis apresenta na primeira classe de tamanho um maior número de microcrustáceo já nas duas ultimas classes além da presença de microcrustáceo ocorre a ingestão de presas maiores como peixe e Brachyura, obteve um hábito generalista. A partir da disposição das presas no diagrama de Amundsen e da observação dos índices de importância relativa que cada presa apresentou na dieta das duas espécies, esta, teve uma estratégia de diversificação da dieta, desta forma apresentou um amplo nicho trófico. L. jocu apresentou microcrustáceo mais com a presença de presas maiores como Brachyura e peixe desde as primeiras classes de tamanhos. Esta espécie teve uma forte afinidade pelo o item Brachyura. A tendência ao especialismo e a maior amplitude bucal foi vista como uma das estratégias adotadas pela a espécie L. jocu para obter um nicho mais restrito, e desta forma permitir a partilha dos recursos alimentares.
Descrição: DUARTE, M. R. N. Dieta de Lutjanus analis (CUVIER, 1828), Lutjanus jocu (BLOCH & SCHNEIDER, 1801) (PERCIFORMES: LUTJANIDAE) em um estuário hipersalino - RN - Brasil. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7099
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Rita Nascimento Duarte.pdfMaria Rita Nascimento Duarte1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.