Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/709
Título: Sintomas psíquicos e dinâmica emocional de pessoas com artrite reumatóide
Autor(es): Cartaxo, Isabel Cristina Rodrigues
Palavras-chave: Artrite reumatóide
Doença crônica
Sintomas psíquicos
Pessoas com necessidades especiais
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O ser humano é uma unidade que envolve relações muito complexas entre o corpo físico e a mente. O aumento cada vez maior da expectativa de vida, implica também num aumento da morbidade por doenças crônicas não-transmissíveis, muitas vezes incapacitantes e, que são determinantes da maior parte dos gastos com a saúde nos países desenvolvidos. Dentre essas, as doenças reumáticas. A comorbidade entre doenças físicas e emocionais tem sido demonstrada em diversos trabalhos científicos, que associam à presença de uma patologia orgânica ao aumento do risco de transtornos psiquiátricos. O presente estudo objetiva compreender, através dos discursos dos sujeitos, a relação existente entre artrite reumatóide e problemas mentais, como depressão, ansiedade, alterações significativas do humor, dentre outras. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, que utilizou como metodologia a história de vida de oito pacientes portadores de artrite reumatóide em tratamento em uma clínica de reumatologia localizada no bairro da Prata na cidade de Campina Grande – PB. Os dados coletados durante a entrevista foram gravados mediante autorização dos participantes e posteriormente submetidos a uma Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram uma clara necessidade de se associar ao tratamento médico-farmacológico, o tratamento psicológico. Os sujeitos demonstraram um grande interesse por serem ouvidos e, através de suas falas, poderem construir mentalmente, mecanismos de enfrentamento para sua nova condição de saúde.
Descrição: CARTAXO, I. C. R. Sintomas psíquicos e dinâmica emocional de pessoas com artrite reumatóide. 2012. 70f. Monografia (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/709
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel Cristina Rodrigues Cartaxo.pdfIsabel Cristina Rodrigues Cartaxo610.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.