Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/710
Título: Desinstitucionalização do portador de transtorno mental: impactos sobre a saúde familiar
Autor(es): Oliveira, Lannuzya Veríssimo e
Palavras-chave: Transtorno mental
Saúde mental
Reforma psiquiátrica
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A loucura freqüentemente tem sido associada ao anormal, contudo, a forma como esta é percebida sofreu modificações através dos tempos. Com a Reforma Psiquiátrica a família, antes excluída do cuidado de seu familiar, torna-se ativa nesse processo. Atualmente, preconiza-se a diminuição da oferta de leitos hospitalares e a criação de serviços substitutivos de atenção à saúde mental deslocando os tratamentos para o interstício das dinâmicas familiares. O cuidar de um portador de transtorno mental não se constitui em tarefa fácil, sendo necessário investigar os impactos gerados nestas famílias após a desinstitucionalização. Objetivou-se com esse trabalho compreender o significado do cuidar do portador de sofrimento psíquico para os familiares.Para isso utilizou-se uma pesquisa explorativa-descritiva com abordagem qualitativa. A amostra contou com doze familiares de portadores de transtornos mentais com histórico de internação psiquiátrica que residem no município de Barra de Santana. Os dados foram coletados por meio de um questionário sóciodemográfico e um roteiro de entrevista semi-estruturada que foram submetidos à análise estatística, bem como à análise temática de conteúdo. Constatamos que os familiares responsáveis pelo cuidado eram predominantemente do sexo feminino ( 91,7%) com idade entre 60 e 69 anos ( 50%), casados (50%), com o ensino fundamental incompleto (75%), católicos (83%) e aposentados(58,3%), sendo (50%) mães e (33,3%) irmãs. Quatro categorias temáticas foram caracterizadas como dificuldades no lidar com os pacientes outrora institucionalizados: (i)Angústia pela Impossibilidade da Cura; (ii) A triste sorte de cuidar sozinho; (iii)Onde come um Não come dois; (iv) A não aceitação da doença. Há ainda uma última categoria em que foram comportados os discursos favoráveis a desinstitucionalização (v) Felicidade pelo regresso. Evidencia-se a necessidade de estudos mais aprofundados acerca deste tema, bem como discussão, desenvolvimento e implementação de políticas de cuidado destinada aos cuidadores.
Descrição: OLIVEIRA, L. V. e. Desinstitucionalização do portador de transtorno mental: impactos sobre a saúde familiar. 2011. 44f. Monografia (Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/710
Aparece nas coleções:I - SMAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lannuzya Veríssimo e Oliveira.pdfLannuzya Veríssimo e Oliveira665.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.