Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7101
Título: Panorama de perdas em sistemas de abastecimento de água no Brasil
Autor(es): Silva, Alberto César do Nascimento
Palavras-chave: Água
Sistema de abastecimento
Combate às perdas
Recursos hídricos
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: O combate às perdas em sistemas de abastecimento de água implica na redução do volume de água não contabilizada, exigindo a adoção de medidas que permitam a redução destas perdas, conservando-as em um nível aceitável, levando em consideração a viabilidade técnico-econômica das ações de combate as perdas. Uma das ferramentas usadas que ajudam a decidir quais são as melhores ações à serem empregadas é o Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos que é elaborado com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, referente ao ano de 2012. Esta pesquisa analisa alguns aspectos importantes dos prestadores de serviço do sistema nacional de abastecimento de água, feitas a partir das informações contidas no relatório do SNIS 2012, sem a pretensão de esgotar a ampla possibilidade de avaliações que o conjunto de dados do sistema permite. Com um bom plano de ação contra as perdas no abastecimento são vários os benefícios, por exemplo: economia no uso de produtos químicos, energia elétrica, compra de água bruta, mão de obra e outros insumos. Além disso, a empresa pode redirecionar investimentos para atender ao aumento da demanda decorrente do crescimento populacional e a modernização do seu sistema.
Descrição: SILVA, A. C. do N. Panorama de perdas em sistemas de abastecimento de água no Brasil. 2015. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7101
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alberto César do Nascimento Silva.pdfAlberto César do Nascimento Silva1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.