Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7102
Título: Comparações interanuais da estrutura da comunidade de peixes de três praias do litoral paraibano
Autor(es): Nóbrega, Ahyanna Thammyres Monteiro da
Palavras-chave: Ictiofauna
Variação interanual
Ecossistema costeiro
Rio Mamanguape
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: Ambientes rasos costeiros são de grande importância nos ciclos biológicos de diversas espécies de peixes, visto que fornecem abrigo, local de alimentação e reprodução, sendo considerados berçários ou áreas de recrutamento. Estudos sobre a composição e estrutura das assembleias de peixes nessas áreas torna possível o entendimento dos processos biológicos e a relação dessas espécies com as variações ambientais. Neste contexto, o presente estudo objetivou avaliar o efeito das variações climáticas no padrão interanual da composição e estrutura da comunidade de peixes a partir da influência dos fatores abióticos e bióticos em três praias do estuário do Rio Mamanguape - PB. O programa de amostragens foi realizado através de excursões mensais, realizadas nos períodos de seca (setembro, outubro, novembro, dezembro) e de chuvas (março, maio e junho) em três praias com diferentes graus de exposição às ondas ao longo de três anos. A unidade amostral foi padronizada com três arrastos em cada praia, realizados com a utilização de uma rede beach seine. Foram tomados os fatores ambientais de temperatura, salinidade e transparência da água, utilizando termômetro, refratômetro óptico e Disco de Sechii, respectivamente. Foram capturados 9.195 indivíduos, compreendendo 70 espécies e 23 famílias, totalizando 18415,08g de peixes. Rhinosardinia bahiensis foi a espécie mais representativa em 2011, enquanto que Mugil hospes e Atherinella brasiliensis apresentaram a maior porcentagem numérica no ano de 2012 e 2013, respectivamente. Para a biomassa, Rhinosardinia bahiensis apresentou o maior valor em 2011; em 2012, a maior contribuição foi a de Lycengraulis grossidens enquanto Atherinella brasiliensis foi a mais representativa dentre as espécies amostradas em 2013. Um padrão espacial da distribuição da ictiofauna foi evidenciado, com um maior número de espécies, indivíduos e biomassa observado na Praia Dissipativa em detrimento das praias Intermediária e Refletiva, sendo estas diferenças significativas pela ANOVA. Temporalmente, a pluviosidade foi considerada um fator estruturador da ictiofauna. Não foram observadas variações interanuais significativas na composição e estrutura da comunidade de peixes nas praias estudadas. Sendo assim, é ressaltada a importância de manter um estudo contínuo nessas áreas com o intuito de obter dados a longo prazo sobre as assembleias de peixes e as variáveis ambientais relacionadas.
Descrição: NÓBREGA, A. T. M. da. Comparações interanuais da estrutura da comunidade de peixes de três praias do litoral paraibano. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7102
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ahyanna Thammyres Monteiro da Nóbrega.pdfAhyanna Thammyres Monteiro da Nóbrega1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.