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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Alane Meira de | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-24T18:33:52Z | - |
dc.date.available | 2015-04-24T18:33:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 615. 321 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7104 | - |
dc.description | ARAÚJO, A. M. de. Investigação da potencialidade das plantas medicinais na ótica de alunos do Ensino Médio. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muitas sociedades tradicionais possuem uma vasta farmacopeia natural, em boa parte proveniente dos recursos vegetais encontrados nos ambientes naturais ocupados por estas populações. As plantas são como a identidade de um conjunto de pessoas, reflete o que são, o que pensam e suas relações com a natureza que os cerca, por isso, o uso de plantas para fins terapêuticos está inserido em um contexto social e ecológico, de modo que muitas das peculiaridades deste emprego só podem ser entendidas se esse contexto for compreendido. A principal vantagem do medicamento natural ou planta medicinal é o pouco efeito colateral que vai exercer sobre o organismo do indivíduo, tendo em vista que esta terapia não deixa a mesma quantidade de resíduos químicos ou bioativos dentro de quem as utiliza. No Brasil, há uma vasta flora medicinal, muitas plantas ainda são desconhecidas do âmbito científico, porém, outras são utilizadas dia a dia, a este consumo chama-se de fitoterapia, e sua prática vem se tornando uma tendência mundial. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como finalidade identificar as plantas medicinais conhecidas pelos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Argemiro de Figueiredo – Polivalente, avaliando a utilização do produto em questão e a relação que o consumo deste faz ao contexto social do aluno. Com isso, podemos, futuramente, avaliar em outros contextos como municipal e/ou estadual. Sabe-se que os gastos públicos com a saúde podem afetar a busca da comunidade a medicamentos industrializados, estes, por sua vez, tornam-se cada vez mais inacessíveis as populações mais carentes, dessa forma, faz-se necessário o conhecimento das plantas medicinais, e é muito importante instruir as crianças e adolescentes para que eles passem estas informações à diante. No trabalho em questão, realizado através de questionário, verifiquei que os alunos se medicam por meio de fitoterapia bem menos do que o esperado, mas a grande maioria que utiliza deste artifício afirma que obteve seus conhecimentos através de um parente de mais idade. Nesse sentido, confirma-se a necessidade de haver um apoio maior ao conhecimento da utilização das plantas medicinais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Érica Caldas Silva de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Fitoterapia | pt_BR |
dc.subject | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject | Medicamento natural | pt_BR |
dc.title | Investigação da potencialidade das plantas medicinais na ótica de alunos do Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PDF - Alane Meira de Araújo.pdf | Alane Meira de Araújo | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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