Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7106
Título: A importância do professor de Educação Física na educação infantil
Autor(es): Nascimento Neto, Severino Santino do
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Atuação profissional
Educação infantil
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: A LDB 9.394/96, afirma que a Educação Física é componente Curricular obrigatório para a Educação Básica, ao qual o Professor tem papel fundamental no seu desenvolvimento dentro da escola. Cabe ao Professor oportunizar que as crianças tenham o conhecimento da cultura corporal, que segundo o Coletivo de Autores (2012) compreende jogos, esportes, dança, ginástica, lutas e outros. O trabalho tem o objetivo de apontar o que os documentos legais e a literatura apresentam como meios para justificativa e atuação do Professor de Educação Física na Educação infantil. O estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa, utilizando de fontes publicadas entre os anos de 1993 e 2012. Produzida, a partir dos registros, análise e organização dos dados bibliográficos, encontrados na forma de livros, artigos científicos, publicações periódicas e materiais na internet. A partir das categorias: A Educação Física na Escola, Educação Infantil, Aspectos legais da Educação Física e o papel do Professor de Educação Física e ainda a importância deste Profissional no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Conclui-se que o profissional de Educação Física deve constantemente realizar uma reflexão sobre sua atuação, ensino, e perfil de seus alunos, para que não sejam apenas meros robôs, e tenham liberdade de experimentar novas sensações no realizar das atividades propostas. Defende-se que o trabalho do Professor de Educação Física seja integrado com os demais Professores, pois nesta fase é necessário oportunizar conhecimentos para contribuir de forma positiva no desenvolvimento das diversas áreas, seja física, moral, cívica, psíquica ou social.
Descrição: NASCIMENTO NETO, S. S. do. A importância do professor de Educação Física na educação infantil. 2015. 15f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7106
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Santino do Nascimento Neto.pdfSeverino Santino do Nascimento Neto340.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.