Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7107
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campos, Darnley Dias | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-24T18:36:19Z | - |
dc.date.available | 2015-04-24T18:36:19Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 371. 12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7107 | - |
dc.description | CAMPOS, D. D. Concepção de ciência na instrumentação acadêmica para o ensino das Ciências Naturais na educação fundamental. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo descreveu a percepção de ciência de estudantes do magistério de ciências biológicas, prevalecente durante o processo de instrumentação para o ensino fundamental, baseando-se na caracterização das principais concepções de ciência descritas por Borges (2007). Contudo, foram inseridas outras contribuições durante a construção da argumentação teórico-conceitual da pesquisa. Os procedimentos metodológicos adotados incluem a aplicação de questionário composto por questões fechadas e semiabertas, bem como a análise de relatórios de atividades de instrumentação para o ensino fundamental, produzidos em contextos de formação de professores voltados ao desenvolvimento competências e habilidades práticas (WARD et. al., 2010). Dada à complexidade das questões examinadas, nas análises, utilizou-se a pesquisa de métodos mistos concomitante (CRESWELL, 2010; RICHARDSON, 1999). Constatou-se o predomínio da concepção construtivista de ciência entre os estudantes, contribuindo para expandir a discussão dos problemas mais expressivos do ensino de ciências no Brasil, notadamente em relação à baixa frequência ou ausência de aulas práticas, sugerindo o envolvimento de questões relacionadas à compreensão da natureza do conhecimento científico (DELIZOICOV et. al., 2009; GIORDAN, 2012; WAISELFISZ, 2009). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Osmundo Rocha Claudino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Concepção de ciência na instrumentação acadêmica para o ensino das Ciências Naturais na educação fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Darnley Dias Campos.pdf | Darnley Dias Campos | 932.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.