Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7108
Título: Intoxicação ocupacional por diflubenzuron: um relato de caso
Autor(es): Sousa, Tâmires Ferreira de
Palavras-chave: Toxicologia
Saúde ocupacional
Metemoglobinemia
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: O Diflubenzuron é um inibidor da síntese de quinina em insetos. Seus metabólitos pcloroanilina (PCA) e P-clorofeniluréia (CPU) são os de maior importância quanto à toxicidade. Um dos principais efeitos tóxico do Diflubenzuron é a formação de sulfemoglobina e metemoglobina. As manifestações clínicas da metemoglobinemia é a reação da diminuição da capacidade carreadora de O , podendo causar sintomas neurológicos (tontura, cefaleia, ansiedade, sonolência, confusão mental e crise convulsiva), cardiovasculares (baixo débito cardíaco, taquicardia, palpitações, arritmias cardíacas e dor torácica) e respiratório (dispneia, insuficiência respiratória). Neste trabalho foi um documental, relatou-se um caso de exposição ocupacional, por Diflubenzuron, em um adulto do sexo masculino, de cor parda, 28 (vinte e oito) anos, atendido pelo Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande-PB e acompanhado pelo Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande-PB (Ceatox-CG), durante 09 dias. As amostras biológicas analisadas foram sangue e líquido pleural Os parâmetros avaliados foram: hematológicos, bioquímicos e microbiológicos, imagem radiológica do tórax, tomografia computadorizada e biopsia. Após a análise clínica e laboratorial o paciente foi diagnosticado com Pneumonia por Hipersensibilidade. Frente aos danos que o uso do Diflubenzuron tem acarretado aos trabalhadores, expostos por longos períodos de tempo, o estudo contribuiu com informações sobre esse tipo de inseticida, relacionando os possíveis desfechos oriundos da exposição crônica ao Diflubenzuron.
Descrição: SOUSA, T. F. de. Intoxicação ocupacional por diflubenzuron: um relato de caso. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7108
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tâmires Ferreira de Sousa.pdfTâmires Ferreira de Sousa762.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.