Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorArruda, Juliana da Silva-
dc.date.accessioned2015-04-24T18:39:29Z-
dc.date.available2015-04-24T18:39:29Z-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.otherCDD 792. 8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7110-
dc.descriptionARRUDA, J. da S. Dança e religião nas aulas de Educação Física na escolas: uma relação histórica e cultural. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA Dança está presente na vida do ser humano desde os primórdios, quando ela era usada em rituais, em festejos para agradecer pela boa colheita ou em qualquer outra ocasião onde a dança aparecia na vida do homem. Com o passar dos tempos passou a se modificar acompanhando o desenvolvimento do homem. A Religião também surgiu com o homem e se modificou com o passar dos tempos tornando-se de grande importância para a cultura dos povos, muitas ou quase todas contam com a Dança em suas cerimônias, celebrações ou rituais. Mesmo sendo tão importante e fazendo parte da cultura a Dança e a Religião muitas vezes entram em conflito nas escolas, prejudicando a educação dos alunos. Desta forma, nosso trabalho tem como objetivo geral: analisar a relação entre a Dança e a Religião nas aulas de Educação Física na escola. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo descritiva, tendo como campo as escolas da rede de ensino da cidade de Campina Grande – PB. Nossa população será composta por professores de Educação Física e estudantes do Ensino Fundamental, tendo como amostra 110 sujeitos, sendo 10 professores e 100 estudantes de 10 escolas. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevista semi-estruturada para professores e questionário com questões fechadas e abertas para estudantes. A análise foi feita a partir dos dados obtidos à luz do referencial teórico. Concluímos que a dança ainda é muito ausente nas aulas de Educação Física nas escolas, ela ainda é lembrada apenas em datas comemorativas. Percebemos também que a religião não interfere nas aulas de Educação Física, mas que em aulas de dança existe uma evasão por causa da religião, mesmo este não sendo o único motivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lívia Tenório Brasileiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.titleDança e religião nas aulas de Educação Física na escolas: uma relação histórica e culturalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana da Silva Arruda.pdfJuliana da Silva Arruda1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.