Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7111
Título: Perfil etnobotânico: uso de plantas medicinais pela população de Nova Olinda – PB
Autor(es): Silva, Joanda Paolla Raimundo e
Palavras-chave: Conhecimento popular
Espécies vegetais
Plantas medicinais
Data do documento: 24-Abr-2015
Resumo: O uso de espécies vegetais é comum pela população e representa um conhecimento singular que deve ser investigado com embasamento cientifico afim que seja direcionado em promoção de saúde para a sociedade. Perante este cenário faz-se necessário conhecer a utilização e a extensão das plantas medicinais em uso pelas comunidades. Este estudo objetivou identificar o perfil etnobotânico das plantas medicinais pela população de Nova Olinda/PB, realizando-se um levantamento etnobotânico através de entrevistas semiestruturadas, com o intuito de investigar o conhecimento acerca dos usos atribuídos às plantas. Foram identificados 106 informantes, constatou-se que a faixa etária predominante foi acima de 60 anos, sendo a população constituída por 90% de mulheres. 98% dos entrevistados não indicaram evento adverso associado ao uso das plantas medicinais. Foram catalogadas 128 espécies vegetais, pertencentes a 56 famílias, prevalecendo a Lamiaceae, Asteraceae e Fabaceae. Verificou-se que 31 espécies de plantas medicinais apresentaram alto valor de importância relativa (RI>1,0). Sendo a Citrus sinensis, Plectranthus amboinicus e Lippia alba as mais indicadas. Este estudo reforça a necessidade de pesquisa etnobotânica em comunidades tradicionais e a investigação fitoquímica e farmacológica das plantas indicadas pela população a fim de confirmar o uso e alertar para potencias efeitos adversos.
Descrição: SILVA, J. P. R. e. Perfil etnobotânico: uso de plantas medicinais pela população de Nova Olinda – PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7111
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanda Paolla Raimundo e Silva.pdfJoanda Paolla Raimundo e Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.