Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7140
Título: Uma análise da presença da História da Matemática em livros de matemática do Ensino Fundamental
Autor(es): Melo, Valdir Leite de
Palavras-chave: História da Matemática
Ensino-aprendizagem
Livros didáticos
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar como a História da Matemática em sua dimensão didático-pedagógica pode auxiliar professores e alunos a compreender melhor a História da Matemática, abordada em livros didáticos do Ensino Fundamental. Com o intuito de fundamentar bem esta pesquisa, delimitamos alguns autores que defendem o uso da História da Matemática como recurso didático - pedagógico, no Ensino Fundamental. Adotamos, como orientação teórico - metodológica, as pesquisas de Viana ( 1995) , Bianchi ( 2006) e Mendes ( 2006) , que apresentam algumas categorias de uso didático - pedagógico da História da Matemática, como: informação, motivação, estratégia didática e uso imbricado da História da Matemática, que foram utilizados no tecer da nossa análise sobre coleções de livros didáticos, abordados no município de Campina Grande, Paraíba. Os resultados apontam que a utilização da História da Matemática, encontrada nos livros didáticos, ainda tem se limitado a aparições e gráficos que abordam informações e/ ou motivação.
Descrição: MELO, V. L. de. Uma análise da presença da História da Matemática em livros de matemática do Ensino Fundamental. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7140
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdir Leite de Melo.pdfValdir Leite de Melo749.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.