Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7141
Título: Pinhão manso como alternativa viável a produção de biodiesel
Autor(es): Lima, Clediano Asevedo
Palavras-chave: Biocombustível
Biodiesel
Transesterificação
Jatropha curcas
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O biocombustivel vem sendo apontado como uma das soluções para os problemas energéticos. Pois o biodiesel pode ser produzido a partir de muitas espécies de plantas oleaginosas e até mesmo de gorduras animais. Neste trabalho tem como objetivo realizar uma análise bibliográfica de outras fontes renováveis, assim apontando mais uma nova fonte, o biodiesel de pinhão manso (Jatropha curcas L). A semente foi realizada a extração mecânica, onde sete amostras distintas de pinho manso. Também foi realizada a limpeza do óleo extraído usando como ferramenta uma filtração simples, em seguida a realização processo de transesterificação do óleo. Foi realizada uma caracterização física química do biodiesel, tendo como parâmetros: Densidade, Refratômetria, Índice de acidez e Saponificação. A determinação das propriedades físico-químicas do biodiesel de pinhão manso foi realizada de acordo com as normas da American Society of Testing and Materials (ASTM) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indicadas pela Resolução n° 42 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), onde são adquirido parâmetros de controle de qualidade e compara lós com os parâmetros da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Com resultados obtidos no desenvolvimento deste trabalho, concluímos que, as amostras analisadas encontram-se dentro da normativa exigida como controle de qualidade do órgão que fiscaliza o biocombustível Nacional.
Descrição: LIMA, C. A. Pinhão manso como alternativa viável a produção de biodiesel. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7141
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clediano Asevedo Lima.pdfClediano Asevedo Lima883.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.