Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7144
Título: Sistematização dos conteúdos da Educação Física através de uma intervenção do PIBID
Autor(es): Batista, Maria do Patrocínio Freire
Palavras-chave: Sistematização dos Conteúdos
PIBID
Educação Física
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O objetivo deste estudo foi relatar e discutir a vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), considerando o trato com os conteúdos da Educação Física e a sistematização dos mesmos através da intervenção do PIBID nas aulas de Educação Física escolar. Assim, buscou ressaltar a importância da sistematização dos conteúdos para o desenvolvimento das aulas. Como recurso didático para embasar as ações do PIBID, elaboramos formas de estudos buscando a compreensão de conteúdos, objetivos e metodologias que viabilizassem o desenvolvimento de uma prática docente crítica que refletissem no cotidiano dos bolsistas de Iniciação à Docência no contexto escolar. As ações foram realizadas na EEEFM Professor Raul Córdula na Cidade de Campina Grande-PB com turmas de 6º e 7º ano. Os planejamentos foram desenvolvidos pelo grupo de seis bolsistas em conjunto com o supervisor de área seguindo as orientações da coordenação, desenvolvendo os conteúdos através de aulas teóricas, exposições de vídeos, vivências práticas, oficinas, gincana, Mostra de Educação Física, culminando com apresentações de dança nos festejos juninos da escola, para atingirmos tal objetivo buscamos como fundamentação teórica, dentre outros, o Coletivo de Autores, do qual adquirimos embasamento e condições para elaboração de planejamentos das intervenções junto ao supervisor na operacionalização das aulas, elencando como abordagem para ensino a Crítico-Superadora, com a intenção de proporcionamos um planejamento sistematizado com a vivência dos conteúdos: Jogo, Ginásticas, Lutas, Dança e Esporte, permitindo ao aluno conhecedor sua realidade social, refletir sobre a contextualização da ação do homem e, principalmente, propiciando seu pensar crítico. Deve-se levar em consideração que o êxito na experiência só foi possível em razão de alguns aspectos, como planejamento, abordagem definida, orientações supervisionadas, interação entre o grupo de bolsistas, um bom embasamento teórico que nos proporcionou domínio dos conteúdos abordados, sendo estes aspectos que devem existir quando o professor atua com a proposta de contribuir com transformação crítica dos alunos. Pode-se identificar os resultados positivos, já que a mesma concretizou a ideia de que as aulas de Educação Física devem buscar inovações nas quais seus conteúdos sejam enaltecidos. Por fim, através do PIBID/Educação Física houve a contribuição para uma sistematização adequada dos conteúdos de ensino para as intervenções da disciplina Educação Física e a aquisição de competência ao desenvolvimento profissional dos graduandos para o magistério, promovendo uma formação diferenciada e de melhor qualidade, considerando a realidade escolar envolvida e os sujeitos da ação.
Descrição: BATISTA, M. do P. F. Sistematização dos conteúdos da Educação Física através de uma intervenção do PIBID. 2015. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7144
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Patrocínio Freire Batista.pdfMaria do Patrocínio Freire Batista766.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.