Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7145
Título: | O trato do conhecimento da ginástica rítmica nas aulas de Educação Física a partir da abordagem crítico-superadora: Dificuldades e enfrentamentos |
Autor(es): | Marinho, Julliana de Lucena Souto |
Palavras-chave: | Ginástica rítmica Educação Física PIBID |
Data do documento: | 21-Mai-2015 |
Resumo: | O referido estudo propõe apresentar a vivência de uma bolsista do PIBID no trato do conteúdo Ginástica Rítmica nas aulas de Educação Física por meio da abordagem Crítico-Superadora, que se fez possível, através de oportunidade concedida aos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Educação Física, corroborando com o campo de conhecimento docente a partir da perspectiva da cultura corporal, objetivando superar a visão conceitual da motricidade, contribuindo com o desenvolvimento crítico/reflexivo dos alunos. Um dos pontos determinantes do Programa foi o trabalho baseado na abordagem de ensino Crítico-Superadora, que tem em sua função social escolar, o trabalho pautado na dimensão histórica, cultural, dialética e crítica, compreendendo a realidade concreta e contraditória que cerca o aluno. A partir da oportunidade de tratar o conhecimento sob esta perspectiva, buscouse trabalhar de acordo com as possibilidades que a escola nos conferia. Desta feita, foi-nos concedida à oportunidade de trabalhar com um conteúdo até então esquecido e pouco trabalhado nas aulas de Educação Física, na busca de ampliar, sistematizar e construir juntamente com os alunos os conhecimentos relativos à Ginástica Rítmica. Tal vivência fomentou um estudo do tipo relato de experiência, com caráter qualitativo. Seu desenvolvimento se deu na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, seu público alvo foi uma turma do 3° ano do Ensino Médio, turno da tarde. Para a concretização das aulas, foram elaborados 06 (seis) planos de aula que serviram de base para a coleta de dados, que contou com as anotações de um diário de bordo e registro de fotos e vídeos. No objetivo de inserir um conteúdo antes nunca abordado conclui-se que, a partir da introdução da abordagem de ensino Crítico-Superadora como principal base metodológica, buscou-se por meio desse direcionamento metodológico no enfoque das aulas a reafirmação da necessidade da disciplina Educação Física e seus conteúdos no âmbito escolar, com objetivo de sistematizar, tratar e ministrar os conhecimentos da Ginástica Rítmica, suscitando a reflexão do conteúdo por meio de seus sentidos e significados, estimulando o pensar e o fazer crítico, bem como a quebra de paradigmas pré-estabelecidos pelos alunos, fortalecendo os conhecimentos da cultura corporal. |
Descrição: | MARINHO, J. de L. S. O trato do conhecimento da ginástica rítmica nas aulas de Educação Física a partir da abordagem crítico-superadora: Dificuldades e enfrentamentos. 2015. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7145 |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Julliana de Lucena Souto Marinho.pdf | Julliana de Lucena Souto Marinho | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.