Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7148
Título: Avaliação de carga viral e linfócitos CD4+ de gestantes soropositivas em tratamento antirretroviral
Autor(es): Amorim, Anne Karine Barbosa Alves
Palavras-chave: Assistência farmacêutica
Administração de medicamentos
Contaminação viral
HIV
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A AIDS é uma doença emergente que tem como causador o vírus da imunodeficiência humana (HIV), que atinge preferencialmente células do sistema imunológico que expressam moléculas CD4, usando-os para se replicar. Quando a transmissão heterossexual passou a ser a principal via, aumentou-se significativamente a preocupação com a transmissão vertical (TV). Esta, ocorre pela passagem do vírus da mãe para o bebê. Através de intervenções como o uso de antirretrovirais (ARV’s) pode-se reduzir a taxa de transmissão de 25% a níveis de 1 a 2%. Objetivou-se avaliar carga viral e linfócitos CD4+, assim como indicar o momento do diagnóstico e a terapia antirretroviral utilizada por gestantes soropositivas assistidas em serviço especializado. Mediante formulário de coleta de dados avaliou-se o acompanhamento á gestantes HIV-positivas assistidas pelo SAE-CG, com foco nos exames realizados do tipo carga viral e contagem de linfócitos CD4 durante o período de gestação. O grupo em estudo teve média de 29,7 anos e a maioria(61%) já tinha conhecimento da sorologia positiva antes do pré-natal. Os exames não foram realizados com a frequência recomendada, sendo que apenas uma paciente realizou-os três vezes durante a gravidez. Não foi possível ser feita a comparação dos exames da maioria das pacientes por ausência de dados. As maiores cargas virais (3330 a 5020 cópias) detectadas foram de três pacientes que descobriram a soropositividade durante o pré-natal. A terapia ARV mais prescrita foi: zidovudina+lamivudina concomitante a lopinavir+ritonavir. A implementação da assistência farmacêutica no Serviço de Atendimento Especializado seria a maneira de promover o desenvolvimento de uma boa prática de dispensação, aconselhamento individual, apoio no acompanhamento dos pacientes e na promoção da adesão.
Descrição: AMORIM, A. K. B. A. Avaliação de carga viral e linfócitos CD4+ de gestantes soropositivas em tratamento antirretroviral. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7148
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Karine Barbosa Alves Amorim.pdfAnne Karine Barbosa Alves Amorim480.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.