Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7151
Título: Potencial modulador in vitro do Extrato Etanóico de Punica gravatum L. sobre a atividade de antibióticos
Autor(es): Nogueira, Renan Diêgo Vieira
Palavras-chave: Farmacologia
Atividade antimicrobiana
Bioquímica
Modulação in vitro
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O evento da multirresistência bacteriana tem levado pesquisadores a estudar as características que algumas plantas medicinais têm em interagir com compostos antimicrobianos sintéticos, na tentativa de reverter mecanismos de resistência bacterianos. Com isso, este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do extrato etanólico de P. granatum L. (EEPG) em modular a atividade de antibióticos rotineiramente utilizados na clínica. Duas cepas multirresistentes, Staphylococcus aureus A420 e Escherichia coli C507 foram utilizadas nos experimentos, realizados através da técnica da microdiluição em placas. O EEPG e os antibióticos oxacilina, ampicilina, cefalotina, ceftriaxona, cloranfenicol, amicacina e gentamicina tiveram suas concentrações inibitórias mínimas (CIMs) avaliadas, realizando-se em seguida os testes de modulação, onde se promoveu a associação do EEPG, a uma concentração subinibitória de 32 µg/mL, com cada antibiótico. As respectivas CIMs obtidas após a associação foram comparadas com as CIMs dos antibióticos quando isolados. O extrato apresentou fraca atividade antibacteriana, com CIM de 512 µg/mL para ambas as cepas. Como modulador da atividade de antibióticos, o extrato mostrou-se eficaz principalmente com a classe dos aminoglicosídeos (amicacina e gentamicina). Assim, observa-se que o extrato etanólico de P. granatum aparece como recurso promissor para auxiliar a terapia envolvendo antimicrobianos, particularmente aminoglicosídeos, trazendo a oportunidade de diminuir os efeitos colaterais observados com estes medicamentos e principalmente auxiliando no tratamento de bactérias que apresentam múltiplas resistências aos antimicrobianos atuais.
Descrição: NOGUEIRA, R. D. V. Potencial modulador in vitro do Extrato Etanóico de Punica gravatum L. sobre a atividade de antibióticos. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7151
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Diêgo Vieira Nogueira.pdfRenan Diêgo Vieira Nogueira549 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.