Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7155
Título: Estudo de associação entre fatores socioeconômicos e apetidão em idosos residentes no município de Campina Grande
Autor(es): Calixto, Márcio Brito
Palavras-chave: Capacidade funcional
Teste qui-quadrado
Razão de Chances
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O teste qui-quadrado x2, é um teste de hipóteses que se destina a encontrar um valor da dispersão para duas variáveis nominais, avaliando a associa ção existente entre vari áveis qualitativas. É um teste não param étrico, ou seja, não depende dos parâmetros populacionais, como média e variância. O princ í pio b ásico deste m étodo é comparar proporções, isto é, as possí veis divergências entre as frequências observadas e esperadas para um certo evento. Neste trabalho, um dos objetivos foi determinar a existência de uma rela ção entre as vari áveis: Índice de Massa Corporal (IMC), Doen ças Crônicas Não Transmissí veis (DCNT), Pr ática de Atividade Fí sica Regular (PAFR) e Autoavalia ção de Saúde (AS) versus Incapacidade dos Indiví duos Relacionados (IIR). Outra t écnica que foi utilizada é a razão de chances, que por sua vez mede o risco relativo calculando-se a probabilidade de ocorrência do evento em um indiv í duo que foi exposto ao fator de risco e do indiví duo não exposto, aos resultados propostos pelo teste.
Descrição: CALIXTO, M. B. Estudo de associação entre fatores socioeconômicos e apetidão em idosos residentes no município de Campina Grande. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7155
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Brito Calixto.pdfMárcio Brito Calixto655.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.