Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7161
Título: Necessidades de saúde da população idosa em uma unidade básica saúde da família em Campina Grande/PB
Autor(es): Amorim, Lucy da Nóbrega Nascimento
Palavras-chave: Saúde do idoso
Fisioterapia
Saúde da família
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A população idosa é uma das que mais cresce no Brasil. Sendo assim, faz-se necessário um novo olhar para essa população. Mediante esse contexto, essa pesquisa tem como objetivo identificar as necessidades de saúde da população idosa em uma Unidade Básica Saúde da Família (UBSF) em Campina Grande/PB. Essa pesquisa caracteriza-se como observacional, descritiva e transversal de cunho quantitativo; como instrumento foi utilizado um questionário adaptado a partir de outros já validados. A amostra foi composta por 50 idosos, sendo a maioria do sexo feminino (70,0%). A faixa etária que concentrou o maior número de idosos foi a de 60 a 69 anos (44%). Quanto ao nível de escolaridade, prevaleceram aqueles que se denominaram analfabetos (28%). Em relação à ocupação todos disseram ser aposentados (100%). A renda média da maioria foi de até 1 salário mínimo (96%). Sobre a utilização do serviço de consulta, todos os idosos responderam que já precisaram utilizar o serviço, mas 60% dos idosos disseram ter demorado muito para conseguir marcar esta consulta; e 48% deles disseram receber assistência da USBF uma vez no mês. As afecções que apresentaram maior incidência foram as doenças reumáticas e osteoarticulares, seguidas das alterações vestibulares, ambas com 86%, doenças cardiovasculares (84%) e alterações neurológicas (54%). 82% disseram não ter o hábito de fumar e 88% apresenta hábitos etilistas. Quanto à atividade física, 74% não a têm como regular. A maioria dos idosos são independentes para as atividades de vida diária. Concluiu-se que as necessidades de saúde destes idosos estão relacionadas a uma melhor estruturação no sistema de marcação de consultas, e ações voltadas ao acolhimento da demanda, para que possa diminuir o tempo de espera na marcação de consultas e realização de exames, bem como a implantação de um programa de atividade física para esta população.
Descrição: AMORIM, L. da N. N. Necessidades de saúde da população idosa em uma unidade básica saúde da família em Campina Grande/PB. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7161
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucy da Nóbrega Nascimento Amorim.pdfLucy da Nóbrega Nascimento Amorim556.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.