Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7166
Título: Experimentos em quadrados latinos: Aspectos teóricos com aplicação
Autor(es): Araújo, Anderson Ferreira Arruda de
Palavras-chave: Quadrados latinos
Análise de variância
Estatística experimental
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A pesquisa experimental e utilizada em v árias áreas do conhecimento, em que o pesquisador aplica na amostra diferentes tipos de estí mulos, também chamados de tratamentos, para verifi car se os efeitos produzidos geram diferentes resultados na sua resposta. Muitas vezes esta resposta pode ser interferida por outro fator, neste caso a área na qual foi alocado os tratamentos e heterogenia sendo necessário a utiliza ção de blocos para retirar o efeito do solo, para que não venha interferir na resposta. Neste trabalho, ser a abordado o delineamento em quadrado latino que é utilizado quando se tem dois fatores que podem influênciar na resposta. Aqui apresenta-se um poss ível desenho do experimento no campo, a organização dos dados em uma tabela e o modelo estat ístico do experimento. Na seq uência encontra-se as estimativas dos parâmetros do modelo, suas somas de quadrados e quadrados m édios. Encontra-se também suas esperan ças e variâncias, denota-se suas distribuições de probabilidade, apresenta-se o quadro da análise de variância e, por fim, aplica-se toda a teoria desenvolvida ao longo do trabalho em um exemplo pr ático.
Descrição: ARAÚJO, A. F. A. de. Experimentos em quadrados latinos: Aspectos teóricos com aplicação. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7166
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson Ferreira Arruda de Araújo.pdfAnderson Ferreira Arruda de Araújo788.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.