Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7168
Título: Algas comestíveis: comparação nutricional entre espécies de glacilária (G. Cornea e G. Domingensis) de ocorrência no literal nordestino
Autor(es): Calado, Clara Mariana Barros
Palavras-chave: Algas desidratadas
Algas vermelhas
Alimentação
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A exploração de espécies para fins comerciais no Brasil diz respeito à coleta de algas vermelhas, pertencentes à divisão Rhodophyta, Gracilaria, Gelidium e Hypnea, que são comestíveis e produtoras de ficocolóides. No trecho que se estende do estado do Ceará até a Paraíba, espécies de Gracilaria domingensis e a Gracilaria cornea têm sido cultivadas por comunidades costeiras para consumo direto ou para extração de ágar, o ficocolóide de maior valor econômico do mercado. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo realizar a caracterização físico-química e a comparação nutricional entre as espécies citadas. As algas desidratadas foram adquiridas de cultivo na Praia da Baleia (CE) e as análises foram realizadas no laboratório de análises físico-químicas do NUPEA, em triplicata, sendo avaliados os parâmetros de pH, umidade, proteína, lipídio e resíduo mineral, realizadas de acordo com as normas do Instituto Adolfo Lutz. Os carboidratos foram calculados por diferença dos demais teores encontrados. Quanto ao teor de proteínas a espécie G. cornea apresentou valor superior a G. domingensis, 17,80 e 16,60, respectivamente. Esta última apresentou teor de minerais de 4,43, sendo este superior ao da G. cornea com 4,04. As análises evidenciaram que as algas são consideradas alimentos pobres em lipídios (1,61 e 0,54%, para G. domingensis e G. cornea, respectivamente), assim, o consumo destas pode ser recomendado para pessoas que desejem o controle de peso corpóreo.
Descrição: CALADO, C. M. B. Algas comestíveis: comparação nutricional entre espécies de glacilária (G. Cornea e G. Domingensis) de ocorrência no literal nordestino. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7168
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clara Mariana Barros Calado.pdfClara Mariana Barros Calado1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.