Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7169
Título: Insulinas de ação prolongada e de ação rápida no tratamento de diabéticos atendidos em uma das gerências regionais de saúde do estado da Paraíba
Autor(es): Nascimento, Tatiane de Araújo
Palavras-chave: Diabetes melito
Insulinas análogas
Controle glicêmico
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O diabetes melito é uma síndrome de etiologia múltipla caracterizada pela menor utilização da glicose pelos tecidos periféricos, que decorre da falta de insulina e/ou da incapacidade da mesma de exercer adequadamente seus efeitos, é consenso à necessidade da manutenção de um controle glicêmico satisfatório em todos os pacientes, isto é, um grau de controle que previna a sintomatologia aguda e crônica atribuída à hiperglicemia e à hipoglicemia. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a efetividade do uso de insulinas análogas no controle glicêmico de pacientes com diabetes melito tipo 1 e diabetes melito tipo 2 que pertencem ao protocolo de insulinas análogas de uma das Gerências Regionais de Saúde do Estado do Paraíba. Foi feita uma correlação das insulinas com o objetivo de avaliar os tipos de insulinas, as mais utilizadas de acordo com o tipo de diabetes. Foram analisados: sexo, idade, tipo de diabetes, tipo de diabetes relacionada ao sexo, medicação utilizada no controle do diabetes de acordo com o tipo, presença de retinopatia diabética e necessidade de tratamento oftalmológico. Tratou-se de uma pesquisa avaliativa de estudo transversal, desde julho de 2013 a julho de 2014.Existiu uma grande percentagem do sexo feminino em relação ao sexo masculino, bem como umagrande percentagem da quantidade de diabetes melito tipo 2. Assim sendo, é de fundamental importância a necessidade do uso de insulinas análogas para o controle glicêmico dos portadores de diabetes melito tipo 1 e diabetes melito tipo 2 uma vez que reduz os riscos de complicações crônicas da doença, tais como retinopatias e neuropatias.
Descrição: NASCIMENTO, T. de A. Insulinas de ação prolongada e de ação rápida no tratamento de diabéticos atendidos em uma das gerências regionais de saúde do estado da Paraíba. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7169
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane de Araújo Nascimento.pdfTatiane de Araújo Nascimento910.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.