Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7171
Título: Efeito do banho de balde nos parâmetros cardiorrespiratórios, temperatura corporal e estado comportamental de neonatos
Autor(es): Lima, Renata Priscila Beserra de
Palavras-chave: Neonatos
Hidroterapia
Neonatologia
Sinais vitais
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O banho de balde cria um ambiente propício e familiar para o neonato que pode utilizar-se das propriedades da água para alcançar a melhora fisiológica e comportamental além da sua higiene pessoal. Diante disso, o objetivo desse estudo é avaliar os efeitos do banho de balde nos parâmetros cardiorrespiratórios, temperatura corporal e estado comportamental na população neonatal. Estudo experimental não-controlado, transversal e com uma abordagem quantitativa, realizado no berçário de uma instituição filantrópica do município de Campina Grande – PB. Amostra constituída de 60 neonatos de ambos os sexos, admitidos no período de julho a setembro de 2014, selecionados aleatoriamente, com assinatura do responsável para participação na pesquisa. Excluíu-se neonatos com necessidade de suporte ventilatório, apresentação de afecções dermatológicas, alterações de temperatura, peso acima de 4000g ou saturação de oxigênio inferior à 92%. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário próprio, contendo dados pessoais, perinatais e os parâmetros avaliados na intervenção. Para análise dos dados utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov, o teste de ANOVA de medidas repetidas e o teste de comparações múltiplas de Bonferroni. Os dados foram analisados no SPSS versão 19.0, considerando nível de significância de p<0,05. Obteve-se diminuição na frequência cardíaca (FC) no pós-10’ quando comparado com o momento anterior ao banho e também com o pós-imediato (p<0,0001), diminuição na frequência respiratória (FR) no pós10’ ao comparar com o pós-imediato (p<0,031), aumento na saturação de oxigênio (SpO2) no pós-10’ em relação aos valores antes do banho e como também do pós-imediato (p<0,0001), redução na temperatura axilar (TAx) no pós-imediato como também no pós-10’ em relação à antes do banho (p<0,0001), e entre o pós-imediato e o pós-10’ (p<0,0001). Encontrou-se uma melhora no estado comportamental durante o banho em comparação com antes do banho (p<0,0001), piora no pós-imediato (p<0,0001) e melhora no pós-10’ (p<0,0001); piora no pós-imediato em relação à durante (p<0,0001), e melhora no pós-10’ comparado com o pósimediato (p<0,0001). O banho de balde mostrou-se uma técnica segura e efetiva, capaz de diminuir a FC, FR e TAx, aumentar a SpO2 e melhorar o estado comportamental para padrões mais calmos e de sonolência durante e após o banho.
Descrição: LIMA, R. P. B. de. Efeito do banho de balde nos parâmetros cardiorrespiratórios, temperatura corporal e estado comportamental de neonatos. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7171
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Priscila Beserra de Lima.pdfRenata Priscila Beserra de Lima879.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.