Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7172
Título: Utilização do ciclo PDCA no processo de fabricação de tintas
Autor(es): Pequeno, Alan Marcel Pontes
Palavras-chave: Programa de qualidade
Ciclo PDCA
Melhoria contínua
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Um dos principais conceitos para a sobrevivência e crescimento de uma empresa é a qualidade. Uma boa gestão e monitoramento de suas etapas de processo é o segredo para o crescimento e estruturação de uma empresa. Neste trabalho apresenta-se o método de melhorias PDCA, também conhecido como ciclo PDCA, ferramenta muito utilizada pelas empresas para o gerenciamento da melhoria continua. O PDCA é composto por etapas, que em seu idioma de origem significa, PLAN, DO, CHECK, ACT, que traduzido para o Português será Planejar, Executar, Verificar e Concluir. Apresentamos, neste trabalho, um estudo de caso com objetivo de demonstrar e avaliar as melhorias no processo de fabricação, no produto final e a economia dentro de uma empresa no segmento de tintas, e os benefícios estimados que a melhoria continua trará, se bem definida e implantada, não só nos produtos que foram feitos estudos de casos, mas também em qualquer produto que venha a ser desenvolvido pela empresa.
Descrição: PEQUENO, A. M. P. Utilização do ciclo PDCA no processo de fabricação de tintas. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7172
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alan Marcel Pontes Pequeno.pdfAlan Marcel Pontes Pequeno771.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.