Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7173
Título: Estabilização segmentar na flexibilidade em pacientes com lombalgia
Autor(es): Santos, Jéssica Oliveira dos
Palavras-chave: Dor
Lombalgia
Estabilização segmentar
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: A estabilização segmentar terapêutica é composta por exercícios específicos destinados a devolver a estabilidade ou a reduzir a instabilidade articular, normalmente comprometida com as disfunções, lesões ou dores de origem neuromusculoesquelética. A lombalgia pode ser descrita como dor localizada entre as costelas inferiores e o limite inferior das nádegas. A flexibilidade é definida como amplitude de movimento disponível em uma articulação ou grupo de articulações. O objetivo deste trabalho foi verificar a eficácia da estabilização segmentar na flexibilidade em pacientes com lombalgia participantes do projeto de extensão Grupo de Estabilização Segmentar da Coluna Vertebral da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa foi do tipo prospectiva, com uma abordagem quantitativa, com amostra composta por 08 participantes com história de dor lombar. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados o questionário de Roland-Morris, a Escala Visual Analógica de Dor (EVA), o Teste de Flexibilidade e o teste Wilcoxon para verificar a diferença na flexibilidade e na dor, antes e após protocolo de estabilização segmentar. Observou-se o predomínio do sexo feminino (100%), com cônjuge (62,5%) e o nível de escolaridade (50%). No que diz respeito à dor, na escala de EVA, houve melhora na média (1,88), no questionário de Roland Morris obteve-se média (10,50) e no que se refere à flexibilidade dedo chão no membro superior direito (22,46) e no membro superior esquerdo (22,88). Observou-se que a estabilização segmentar apresentou efetividade para melhora da flexibilidade e redução da dor.
Descrição: SANTOS, J. O. dos. Estabilização segmentar na flexibilidade em pacientes com lombalgia. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7173
ISSN: CDD 616. 73
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Oliveira dos Santos.pdfJéssica Oliveira dos Santos549.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.