Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7174
Título: Estudo sobre a intercalação e pilarização da argila vermiculita com o íon de Keggin para fins catalíticos
Autor(es): Santos, José Kelyson dos
Palavras-chave: Vermiculita
Pilarização
Íon de Keggin
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Grande parte da energia consumida no mundo provém do petróleo, assim como do carvão e de gases naturais. Estas fontes são finitas e no contexto atual serão consumidas em poucas dezenas de anos. Uma possível alternativa ao combustível fóssil é a utilização de biocombustíveis e dentre estes, o biodiesel. A grande maioria dos processos de produção industrial do biodiesel faz uso da catálise tradicional homogênea onde a recuperação do catalisador é muito complicada, resultando em perda desse material. O uso de catalisadores sólidos (heterogêneos) recebe destaque especial, e dentre as principais vantagens pode-se destacar a simples recuperação do catalisador, boa estabilidade térmica e a porosidade. Dentre os vários sólidos utilizados como catalisador como, por exemplo, as peneiras moleculares, a argila vermiculita foi selecionada como um sólido alternativo para o estudo de intercalação e pilarização deste mineral, com o objetivo de utilizar a argila pilarizada em reações de termocraqueamento de óleos vegetais. Neste trabalho, a vermiculita foi tratada quimicamente para se tornar homoiônica por meio da troca com o sódio, intercalada com uma solução contendo alumínio e calcinada. O material pilarizado pelo polihidroxicátion de alumínio [A (OH ( O conhecido como íon de Keggin, foi caracterizado por difratometria de raios X, infravermelho e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados obtidos após o processo de intercalação e pilarização indicam que houve uma diminuição do espaçamento basal da argila.
Descrição: SANTOS, J. K. dos. Estudo sobre a intercalação e pilarização da argila vermiculita com o íon de Keggin para fins catalíticos. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7174
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Kelyson dos Santos.pdfJosé Kelyson dos Santos854.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.