Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7177
Título: Perfil dos idosos atendidos em um serviço de tratamento multidisciplinar de tabagismo
Autor(es): Almeida, Patrícia Regina Cardoso de
Palavras-chave: Envelhecimento
Tabagismo
Terapêutica
Doença crônica
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Este estudo objetivou descrever o perfil das pessoas idosas que procuraram o Programa de Tratamento Multidisciplinar de Tabagistas do Hospital Universitário Alcides Carneiro – HUAC, Campina Grande, Paraíba. Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com 49 idosos, de ambos os sexos e idade entre 60 e 82 anos, atendidos por demanda espontânea no serviço. Foram analisados dados coletados através de questionário aplicado durante a avaliação farmacêutica dos idosos admitidos no programa nos anos de 2012 e 2013. Foram descritas variáveis demográficas, o perfil de utilização do tabaco, as doenças autorreferidas, e variáveis relativas às motivações para a cessação do uso. Os dados foram tabulados e descritos utilizando o programa SPSS, versão 13.0. Os resultados mostraram que os idosos corresponderam a 19,4% dos pacientes que passaram pela avaliação farmacológica, sendo a média de idade de 65,5 (DP ±4,21). O sexo feminino correspondeu a 67,3% das pessoas idosas atendidas. Quanto à comorbidades autorreferidas obteve maior percentual a hipertensão (22,8%) e artrite (14,1%). Um percentual de 44,9% informou fumar 20 cigarros ao dia. A média da idade de início foi de 15,27 (DP ±5,003) com idades variando entre 7 e 36 anos. Na amostra 75,5% dos idosos tentaram cessar o fumo, sendo que 91,8% da amostra total nunca participaram de outro serviço de tratamento. 44,9% informaram ter utilizado algum método farmacológico. A principal motivação para cessar o fumo foi a preocupação com a saúde (91,5% ). Os achados deste estudo mostraram que a maioria dos pacientes era do sexo feminino; a hipertensão arterial foi a doença mais citada; a idade de iniciação ao consumo se deu a maioria na adolescência; grande parte dos idosos já tentaram cessar o fumo, 91,8% sem tratamento profissional; quase metade dos pacientes já utilizaram algum tipo de fármaco; e a maioria buscou tratamento pela preocupação com a saúde. Conhecer o perfil do idoso propiciará um atendimento adequado servindo para o aperfeiçoamento das ações voltadas a essa população no tratamento do tabagismo.
Descrição: ALMEIDA, P. R. C. de. Perfil dos idosos atendidos em um serviço de tratamento multidisciplinar de tabagismo. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7177
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Regina Cardoso de Almeida.pdfPatrícia Regina Cardoso de Almeida642.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.