Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7179
Título: Análise dos arcos plantares através da podoscopia em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I
Autor(es): Salviano, Márlio José de Almeida
Palavras-chave: Anatomia do pé
Podoscopia
Arcos plantares
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os arcos plantares e identificar os tipos de pés em crianças do 4º Ano do Ensino Fundamental I, em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Orobó - PE. Participaram 43 crianças com idade de 8 a 14 anos, após o termo de consentimento livre e esclarecido ser assinado pelo responsável. Foram excluídas da pesquisa as crianças que não estavam presentes na sala de aula no momento da realização da avaliação. Na avaliação dos arcos plantares foi utilizado o protocolo de Viladot (1981) como materiais foram utilizados um podoscópio, balança e estadiômetro, os resultados que foram classificados da seguinte maneira: para o grupo masculino de 7 crianças com o pé direito normal e 7 com o pé esquerdo normal, Pé Cavo Grau 1 – C1 (pé direito) 9 crianças, Pé Cavo Grau 1 – C1 (pé esquerdo) foram 7 crianças, para o Pé Cavo Grau 2 – C2 (pé direito) foram identificadas 3 crianças, para o Pé Cavo Grau 2 – C2 (pé esquerdo) 5 crianças, já para o Pé Plano Grau 1 – P1 (pé direito) foram identificadas 3 crianças e para o pé esquerdo 3 crianças. Na pesquisa realizada com o grupo feminino, para o Pé Normal – N (direito) foram identificadas 15 crianças e para o pé esquerdo 12 crianças. Quando foi realizada para identificação do Pé Cavo Grau 1 – C1 (pé direito) 2 crianças foram identificadas e 3 crianças com o pé esquerdo. O Pé Cavo Grau 2 – C2 (pé direito) foram encontradas 3 crianças, o mesmo acontecendo com o pé esquerdo. Para o Pé Plano Grau 1 – P1 (pé direito) foi encontrada 1 criança e 3 crianças com o pé esquerdo. Assim pode-se afirmar que a prevalência do Pé Normal está presente nos dois grupos selecionados, tanto no pé direito como no esquerdo, seguido pelo Pé Cavo Grau 1 – C1 e pelo Pé Cavo Grau 2 – C2 e por fim pelo Pé Plano Grau 1 – P1.Observou-se índice elevado de alterações podais, evidenciando a necessidade de ações preventivas. O Educador Físico que atua também na prevenção, teria um papel importante juntamente com a escola na identificação e tratamento dessas alterações.
Descrição: SALVIANO, M. J. de A. Análise dos arcos plantares através da podoscopia em crianças do 4º ano do Ensino Fundamental I. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7179
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márlio José de Almeida Salviano.pdfMárlio José de Almeida Salviano1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.