Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7181
Título: Dificuldades das puérperas adolescentes para amamentar: Revisão sistemática
Autor(es): Almeida, Jessika Sobrinho Gomes de
Palavras-chave: Gravidez na adolescência
Aleitamento materno
Maternidade
Pós-parto
Data do documento: 21-Mai-2015
Resumo: Objetivo: Realiza revisão sistemática da literatura sobre as dificuldades das puérperas adolescentes para amamentar. Métodos: Revisão da literatura sistemática por meio das bases de dados SciELO e Lilacs, entre os anos de 2004 e 2014, utilizando os seguintes descritores: aleitamento materno, gravidez na adolescência, maternidade, amamentação, adolescente, gravidez. Resultados: Nove estudos entre 182 publicações foram avaliados. As dificuldades foram dores nas mamas, o leite demorou para descer, fissuras, ingurgitamento mamário, dificuldades com a pega/posição, leite insuficiente, mastite, além de aspectos biológicos, psicológicos, sociais, institucionais, econômicos, familiares, cultural e emocional. Conclusão: Concluímos a escassez de pesquisas nacionais acerca deste assunto. Os problemas mais referidos foram traumas mamilares, mastite, fissuras, ingurgitamento mamário, dificuldade de sucção do recém-nascido, além dos aspectos biológicos, psicológicos, sociais, institucionais, econômicos e familiares. Considerando-se a condição de serem mães adolescentes torna uma situação de risco, fazendo necessário o trabalho consciente e particularizado dos profissionais de saúde que lidam com esta população em função da promoção e do apoio à amamentação. O papel da enfermagem é importante durante o período prénatal e pós-natal, uma vez que o enfermeiro transmite as informações necessárias à gestante e incentiva as parturientes a inserirem o aleitamento materno com mais facilidade. Acredita-se que somente através de estratégias e práticas em saúde que contemplem as necessidades, medos e dúvidas que estas mães apresentam na tentativa de amamentar pode garantir o sucesso do aleitamento materno na adolescência.
Descrição: ALMEIDA, J. S. G. de. Dificuldades das puérperas adolescentes para amamentar: Revisão sistemática. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7181
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessika Sobrinho Gomes de Almeida.pdfJessika Sobrinho Gomes de Almeida429.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.